Há 15 dias no Paraguai, o Flamengo decide nesta quinta-feira uma vaga na final da Libertadores Sub-20. Atual campeão, o Rubro-Negro enfrenta o Danúbio, do Uruguai, às 19h (de Brasília) no estádio Gunther Vogel, na cidade de San Lorenzo. Na outra semifinal estão Palmeiras e Belgrano, da Argentina.
Mesmo sem Lorran (não inscrito) e Wallace Yan (puxado por Filipe Luís para o profissional), o Flamengo conta com meio time titular da equipe campeã no ano passado: o goleiro Lucas Furtado; os zagueiros Iago e Carbone, que tem atuado como lateral-esquerdo; o volante Rayan Lucas e o atacante Shola.
- Estou disputando a Libertadores pela segunda vez. É uma ótima experiência por ser o maior campeonato da base na América do Sul. Chegamos bem às semifinais, mais uma vez invictos, como no ano passado. A gente espera continuar nesse ritmo alto nos próximos jogos para bater campeão novamente - afirma Carbone ao site oficial do Flamengo .
Flamengo vai em busca do bicampeonato da Libertadores Sub-20 — Foto: Divulgação/Conmebol
O adversário da semifinal já é conhecido: o Danubio estava no mesmo grupo do Rubro-Negro, que venceu o duelo por 3 a 1.
— Vamos enfrentar novamente o Danubio, que joga em bloco baixo, bastante compacto, explorando as transições. Conseguimos observar bem os comportamentos deste adversário nos três jogos na fase de grupo e teremos de estar no nosso limite de concentração, equilíbrio mental, precisão nos passes e eficiência nas finalizações — declarou o técnico Cléber dos Santos ao site oficial do clube.
O Flamengo passou invicto pela fase de grupos: goleou o Olimpia por 6 a 1, fez 3 a 1 no Danubiu e empatou em 0 a 0 com o O'Higgins, em jogo onde poupous jogadores por já estar classificado em primeiro. No duelo com os uruguaios, o Rubro-Negro trocou 697 passes e chegou perto dos 738 do time profissional na vitória por 2 a 0 sobre o Volta Redonda, no dia 25 do mês passado.
Cleber dos Santos no banco do Flamengo — Foto: Paula Reis/Flamengo
— Desde o início da preparação nosso foco foi fortalecer a identidade da equipe implementando um modelo de jogo que destaque o DNA Flamengo de jogar. Nosso grande objetivo é ter uma equipe organizada que seja dominante através das trocas de passes envolvendo o adversário para criar o maior número de finalizações possíveis. A equipe profissional é uma grande inspiração pois realiza esse tipo de jogo com muita eficácia e o grande objetivo da formação é garantir que os atletas do sub-20 estejam preparados da melhor maneira possível para atendê-los — disse o treinador.
A provável escalação rubro-negra tem: Lucas Furtado, Daniel Sales, Da Mata, Iago e Carbone; Rayan Lucas, Pablo Lúcio e Guilherme; Felipe Lima, Shola e Felipe Teresa.
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv