Após uma longa parada, o Flamengo volta a atuar neste domingo diante do Juventude, pelo Campeonato Brasileiro, mas terá alguns desfalques importantes. O volante Jorginho e o lateral-direito Varela permanecem sob cuidados do departamento médico e dificilmente estarão aptos para entrar em campo em Caxias do Sul.
O meio-campista ainda sente dores no músculo posterior da coxa esquerda. Por conta disso, foi preservado na última partida para não agravar a lesão. Embora tenha retornado às atividades com o grupo, apresenta resquícios do problema. Já Varela retornou da seleção uruguaia com um quadro de pubalgia e segue em tratamento, sendo considerado dúvida. Apesar de o clube não descartar totalmente a presença da dupla, a comissão técnica entende que as chances de Jorginho viajar são maiores, ainda que a possibilidade de atuar seja mínima.
A principal preocupação está no compromisso da próxima quinta-feira, quando o Rubro-Negro recebe o Estudiantes, no Maracanã, pela Libertadores. Por isso, os casos serão avaliados com cautela e definidos neste sábado. Em contrapartida, Arrascaeta, Viña, Carrascal e Samuel Lino treinaram normalmente e estão liberados para o jogo.
Outro possível desfalque é Gonzalo Plata. O atacante foi liberado pelo clube por mais um dia, reapareceu nesta sexta-feira, mas não participou do treino em campo, permanecendo apenas na academia com acompanhamento médico. Bruno Henrique, por sua vez, segue suspenso e aguarda o julgamento do pedido de efeito suspensivo para saber se poderá viajar junto com a delegação. Na defesa, a mudança confirmada é a entrada de Danilo, que substitui Léo Ortiz, suspenso.
O provável Flamengo para o duelo é: Rossi, Royal, Danilo, Léo Pereira e Ayrton Lucas; De la Cruz, Saúl e Arrascaeta; Luiz Araújo, Samuel Lino (Cebolinha) e Pedro.
Já Alex Sandro apresentou evolução na recuperação da lesão na panturrilha esquerda. O lateral iniciou trabalhos em campo na última quarta-feira, ainda sob acompanhamento da fisioterapia. A expectativa é que ele só retorne aos gramados no duelo contra o Estudiantes.
A equipe terá ainda uma última atividade neste sábado, no Ninho do Urubu, antes do embarque para Caxias do Sul. Líder do Campeonato Brasileiro, o Flamengo soma 47 pontos.