O Flamengo enfrentará o Estudiantes nesta quinta-feira, em mais um capítulo da Libertadores, mas não contará com a presença de Jorginho. O volante se recupera de um edema muscular na coxa esquerda e, após realizar um trabalho individualizado com a fisioterapia nesta quarta-feira, sua participação na partida foi descartada.
Sequência promissora interrompida
Jorginho vinha de uma sequência positiva desde sua estreia, tendo sido titular em 14 das 16 partidas em que esteve à disposição. Ele fez sua estreia contra o Esperánce no Mundial de Clubes e, até o momento, ficou fora de apenas três jogos. O único confronto em que foi relacionado, mas não iniciou como titular, ocorreu contra o Los Angeles, quando o técnico Filipe Luís optou por um time alternativo. Além disso, o volante também não atuou contra o Atlético-MG, pela Copa do Brasil, e cumpriu suspensão no Brasileirão, desfalcando a equipe em jogos contra Mirassol, Grêmio e Juventude devido a dores na coxa.
Expectativa por De la Cruz
A ausência de Jorginho abre espaço para que De la Cruz tenha mais uma oportunidade no time titular. O uruguaio já foi utilizado na partida contra o Grêmio, no Maracanã, e sua presença no meio-campo é aguardada. Filipe Luís tem experimentado diferentes formações no setor, utilizando apenas duas vezes a mesma escalação em cinco jogos, o que demonstra a busca por uma combinação ideal.
Formações recentes do Flamengo
Nos últimos jogos, o treinador escalou Allan, Saúl e Arrascaeta contra o Juventude, enquanto contra o Grêmio, a formação foi De la Cruz, Saúl e Arrascaeta. Com a ausência de Pulgar, que se recupera de uma cirurgia no pé direito, a disputa pela vaga no meio-campo se intensifica entre Allan, Evertton Araújo e De la Cruz.
Histórico de Jorginho no Flamengo
Desde sua chegada ao Flamengo, Jorginho vive sua melhor fase como titular, com uma sequência de seis partidas seguidas em julho de 2024. Essa sequência incluiu confrontos importantes contra equipes como Bayern, São Paulo, Santos, Fluminense, Bragantino e Atlético-MG. A última vez que teve uma sequência tão significativa foi entre fevereiro e março de 2024, quando atuou como titular em quatro oportunidades pelo Arsenal.
A expectativa agora recai sobre a escolha do treinador para o meio-campo, que, sem Jorginho, terá que encontrar a melhor combinação para enfrentar o Estudiantes e seguir firme na busca pelo título da Libertadores.