Flamengo elimina Bauru e encara São Paulo na semifinal da NBB

O Flamengo sofreu pressão do Bauru até o fim, mas conseguiu vencer o quarto jogo da série melhor de cinco em casa, no Ginásio Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro. O time rubro-negro eliminou o Bauru por 86 a 84 neste sábado, fechou a série em 3 a 1 e avançou à semifinal da NBB.

Mesmo com 23 pontos de diferença durante o jogo, Bauru reagiu principalmente no último quarto, disputado até os segundos finais, conseguindo deixar a diferença para apenas 2 pontos. O experiente Alex foi o destaque em quadra, que teve a bola do jogo no segundo final para virar o placar numa tentativa de 3 pontos, mas não conseguiu converter. Pelo lado do Flamengo, Cuello foi o maior pontuador com 19 pontos, 4 rebotes e 2 assistências.

O Flamengo venceu os dois primeiro jogos da série pelas quartas de final. Mas o Bauru Basket conseguiu evitar a varrida ao garantir a vitória no terceiro jogo, forçando a quarta partida.

O adversário do Flamengo será o São Paulo, que bateu o Pinheiros por 85 a 73 e fechou a série melhor-de-cinco em 3 a 1. A equipe comandada por Bruno Mortari venceu a primeira partida por 92 a 77, e foi derrotada pelo rival por 115 a 107 na segunda. No terceiro jogo, o São Paulo venceu fora de casa o Pinheiros por 77 a 60 .

Jaú, do Flamengo, encara marcação do Bauru — Foto: Gilvan de Souza/CRF
1 de 2 Jaú, do Flamengo, encara marcação do Bauru — Foto: Gilvan de Souza/CRF

Jaú, do Flamengo, encara marcação do Bauru — Foto: Gilvan de Souza/CRF

O jogo

Flamengo fez um primeiro quarto ofensivo, com aproveitamento de 62,5% nas bolas de três pontos durante a parcial. A defesa do Bauru, pressionada, cometeu mais de 10 faltas que deram a possibilidades de lances livres para o time rubro-negro pontuar e fechar com a vantagem por 31x19.

O Bauru tentou apertar na marcação no segundo quarto, mas os armadores do Flamengo souberam explorar as jogadas para ampliar a vantagem em 23 pontos de diferença, marcando 11 pontos logo no início. Olivinha acabou sendo expulso por causa de duas faltas antidesportivas ainda no primeiro tempo.

Alex pressiona na marcação contra o Flamengo  — Foto: Gilvan de Souza/CRF
2 de 2 Alex pressiona na marcação contra o Flamengo — Foto: Gilvan de Souza/CRF

Alex pressiona na marcação contra o Flamengo — Foto: Gilvan de Souza/CRF

O capitão Alex colocou energia no time paulista quando retornou do tempo fora de quadra por causa das 3 faltas cometidas, comandou a reação do Bauru que conseguiu diminuir a desvantagem, mas terminou atrás na parcial: Flamengo 49 x 37 Bauru.

Bauru no segundo tempo entrou disposto a virar o placar e não deixou de perder o ritmo dentro de quadra, conseguiu acertar seis bolas de 3 pontos, anotou 16 pontos logo no início e chegou a ter apenas 6 pontos de diferença durante a terceira parcial.

Flamengo, ainda assim, soube administrar a vantagem, apertou na defesa e disparou na reta final do terceiro quarto, terminando à frente: Flamengo 75 x 59 Bauru.

Na última parcial, o ataque do Bauru seguiu pressionando, com destaque para o experiente Alex afiado nas assistências, anotando 12 pontos com quatro acertos na bola de três pontos. Com menos de 3 minutos para acabar o jogo, a diferença era de apenas três pontos no placar.

O jogo ficou aberto até os segundos finais, com Gemerson marcando para o Bauru e mais uma vez deixando a diferença apenas por 3 pontos. A vantagem dos 24 segundos finais era do Flamengo, mas o time paulista fez de tudo para provocar a falta, conseguiu o lance livre com uma falta em cima de Machuca, mas converteu apenas uma bola. Com um segundo de jogo, Bauru teve a vantagem e a bola para virar numa tentativa de 3 pontos pelas mãos de Alex, mas não caiu. Flamengo então fechou o placar por 86 a 84.

Jogos da série

  1. Bauru 91 x 80 Flamengo
  2. Bauru 76 x 85 Flamengo
  3. Flamengo 90 x 58 Bauru
  4. Flamengo 86 x 84 Bauru
Fonte: Globo Esporte