Na noite desta quinta-feira, o Conselho de Grandes Beneméritos se reuniu na sede social do Flamengo , na Gávea, para eleger os sócios Eméritos, Beneméritos e Grandes-Beneméritos inscritos para receber os títulos, além dos sócios Honorários, indicados pelo Conselho Diretor do clube.

Os nomes dos dois novos Grandes-Beneméritos são bem conhecidos da torcida rubro-negra: Marcos Braz, atual vice de futebol do time carioca, e Kleber Leite, histórico dirigente que foi presidente entre 1995 a 1998 e vice de futebol entre 2005 e 2009.

Já entre os novos Honorários, destaque para Walter Feldman, atual secretário-geral da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

Além deles, também aparecem diversos políticos na lista de novos Honorários.

Para citar alguns: Hélio Lopes, conhecido como Hélio "Negão", que é deputado federal; Jorge Antônio Francisco, ministro da Secretaria-Geral da presidência; Mauro César Barbosa Cid, um dos assessores do presidente Jair Bolsonaro; e Célio Faria Jr, chefe da Assessoria Especial da presidência.

Ainda vale citar a inclusão de André Ceciliano, presidente da Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro).

De acordo com o clube rubro-negro, o título de Honorário é concedido "como homenagem especia a serviços prestados ao Flamengo ou ao desporto nacional".

O novo Benemérito, Paulo César Pereira Filho, é membro da diretoria, atuando como vice-presidente de secretaria.

Por fim, Diogo Lemos, eleito no Emérito, é integrante do Conselho de Futebol flamenguista.

Os títulos honoríficos serão entregues em reunião solene do Conselho Deliberativo, prevista para a segunda quinzena de novembro deste ano.

Na ocasião, também serão entregues os títulos de sócios Remidos, aqueles que têm 50 anos ininterruptos de vida associativa, e Laureados, além da homenagem aos funcionários com 30 anos de serviços relevantes prestados ao Fla.

Confira a lista completa com os eleitos

Eméritos

DIOGO LEMOS
GIL BERNARDO BORGES LEAL
HENRIQUE DE AZEVEDO ÁVILA
MICHEL HELAL

Beneméritos

PAULO CÉSAR PEREIRA FILHO

Grandes-Beneméritos

KLEBER LEITE
MARCOS BRAZ

Honorários

ANDRÉ CECILIANO
CÉLIO FARIA JÚNIOR
HÉLIO FERNANDO BARBOSA LOPES
JORGE ANTÔNIO DE OLIVEIRA FRANCISCO
JOSÉ CARLOS NEPOMUCENO MOZER
MAURO CÉSAR BARBOSA CID
WALTER MEYER FELDMAN

Entenda cada título, segundo o Estatuto do do Flamengo :

Grande-Benemérito é o Benemérito que, por período igual ou superior a dez anos, contados da data da concessão da benemerência, continuar prestando relevantes serviços ao Flamengo, a juízo do poder competente.

Benemérito é o Emérito que, por período igual ou superior a cinco anos, contados da data da concessão da emerência, continuar prestando relevantes serviços ao Flamengo, a juízo do poder competente.

Emérito é o associado que, por período igual ou superior a cinco anos, prestar relevantes serviços ao Flamengo, a juízo do poder competente.

Honorário é aquele a quem este título for conferido pelo poder competente, como homenagem especial, em atenção a assinalados serviços prestados ao Flamengo ou ao desporto nacional.

Laureado é o associado que tenha sido campeão individual durante cinco anos consecutivos, competindo pelo Flamengo; ou aquele que tenha sido campeão durante três anos consecutivos ou cinco alternados, desde que o Flamengo também tenha sido campeão na modalidade esportiva disputada nos mesmos anos pelo atleta. São condições para a outorga do laurel que o atleta permaneça, pelo menos, dez anos como filiado ao Flamengo, e que seja aprovada a sua indicação pelo Conselho Diretor.

Remido é o associado que completar cinquenta anos ininterruptos de vida associativa no Flamengo, ficando isento de pagar qualquer contribuição ao clube.