Flamengo e prefeitura assinam termo de compromisso para viabilizar construção do estádio

O estádio do Flamengo está cada vez mais próximo. O time rubro-negro e a Prefeitura do Rio de Janeiro assinaram, na manhã desta segunda-feira, um termo de compromisso para viabilizar a construção do estádio no Gasômetro com o uso do potencial construtivo da Gávea. A expectativa do clube é obter cerca de R$ 500 milhões com o Cepac (Certificado de Potencial Adicional de Construção) da sede da equipe. O valor total do estádio está estimado em aproximadamente R$ 2 bilhões.

— A prefeitura não só nos ajudou no processo, ao desapropriar o terreno, ao renegociar todo o potencial construtivo que existia naquele terreno para outras áreas, cedendo isso e trabalhando para que isso fosse feito num processo de mediação com a AGU. Como ainda está nos ajudando para direcionar o potencial construtivo daqui da Gávea como um dinheiro carimbado para a construção do nosso estádio — explicou Rodolfo Landim.

O evento aconteceu no salão nobre da Gávea e contou com a presença do prefeito Eduardo Paes; do secretário de esportes Guilherme Schleder; do deputado federal Pedro Paulo; e de dirigentes do Flamengo, como Rodolfo Landim, Marcos Braz e Reinaldo Belotti. Além de dois candidatos à eleição do clube em dezembro: Rodrigo Dunshee e Maurício Gomes de Mattos.

O acordo de intenções com a prefeitura prevê a elaboração de um Projeto de Lei pelo Município para estabelecer uma operação consorciada utilizando a transferência do direito de construir da Gávea. A questão do Cepac foi o que levou a diretoria a acreditar na viabilidade do estádio sem a necessidade de uma SAF.

— O Flamengo não ganhou da prefeitura o terreno, pagou um valor adequado por aquilo. É óbvio que a prefeitura manda um projeto de lei mudando a legislação para que não seja cobrado do Flamengo o Cepac ali porque é um investimento de utilidade pública. Flamengo uma instituição paraestatal, que tem uma enorme dimensão pública por mais que tenha uma gestão privada. O normal de qualquer ação dessa é você criar incentivos, benefícios que só podem ser cumpridos pelo poder público. Então nós criamos as condições para o Flamengo. Estamos nos comprometendo a dar plena capacidade ao Flamengo para exercer um direito que já possui (na Gávea) — disse o prefeito Eduardo Paes.

Fonte: O Globo