Após sofrer o gol nos acréscimos do empate em 2 a 2 com o Ceará , o Flamengo viu a vitória escapar e trouxe mais uma vez à tona um dos principais problemas defensivos do time na atual temporada: os erros individuais. No Castelão, o goleiro Hugo Souza errou o posicionamento e acabou surpreendido pela cobrança de falta direta de Nino Paraíba. Esse foi o 14º gol sofrido por erros individuais em 2022 - o maior número entre os times da Série A.
Ao todo, foram 10 gols sofridos com falhas e quatro gols contra cometidos pela defesa rubro-negra. Na sequência do ranking, aparecem o Coritiba , com nove gols no total, Cuiabá , com oito, e Avaí , com sete. Ceará e Corinthians se destacam positivamente no quesito, com apenas um gol sofrido por falhas individuais. Veja a lista completa abaixo:
Hugo Souza é o líder em falhas individuais do Flamengo na atual temporada — Foto: Alexandre Vidal/Flamengo
Gols sofridos com erros individuais por cada clube
| Time | Gols sofridos com falha | Gols contra | Gols sofridos com frango | Total |
| Flamengo | 10 | 4 | 0 | 14 |
| Coritiba | 5 | 1 | 3 | 9 |
| Cuiabá | 6 | 2 | 0 | 8 |
| Avaí | 5 | 1 | 1 | 7 |
| São Paulo | 6 | 0 | 0 | 6 |
| Athletico-PR | 4 | 1 | 0 | 5 |
| Atlético-GO | 3 | 2 | 0 | 5 |
| Botafogo | 4 | 1 | 0 | 5 |
| Goiás | 4 | 1 | 0 | 5 |
| Juventude | 4 | 1 | 0 | 5 |
| América-MG | 3 | 0 | 1 | 4 |
| Fluminense | 4 | 0 | 0 | 4 |
| Internacional | 3 | 0 | 1 | 4 |
| Fortaleza | 2 | 1 | 0 | 3 |
| Santos | 2 | 1 | 0 | 3 |
| Atlético-MG | 2 | 0 | 0 | 2 |
| Bragantino | 0 | 2 | 0 | 2 |
| Palmeiras | 1 | 1 | 0 | 2 |
| Ceará | 1 | 0 | 0 | 1 |
| Corinthians | 1 | 0 | 0 | 1 |
O Flamengo é também o time que mais fez gols contra na temporada. Principalmente pela sequência de três gols consecutivos na Libertadores (dois diante da Universidad Católica e um diante do Talleres). O outro gol contra o próprio patrimônio foi marcado por Léo Pereira a favor do Botafogo , na 8ª rodada da Taça Guanabara.
Atlético-GO , Bragantino e Cuiabá aparecem na sequência da lista dos times com mais gols contra em 2022. Cada um fez dois gols assim no ano.
O Flamengo sofreu 25 gols na atual temporada. Portanto, os 14 erros individuais representam 56% da equipe em 2022 - a maior proporção entre os 20 clubes e o único superior à metade dos gols.
Quando se compara com os demais clubes da Série A a situação ganha um holofote maior, pois os gols sofridos com erros decisivos não representam a maior fatia dos gols tomados por cada time. As equipes que mais se aproximam da marca rubro-negra são Coritiba e Cuiabá , que sofreram 33% e 32% dos gols do ano em erros da defesa, respectivamente.
Há ainda os times que estão praticamente ilesos no ano, casos do Ceará , adversário do Flamengo na última rodada e do Corinthians . Ambos tiveram apenas uma falha individual no ano. Veja a lista completa abaixo:
Proporção dos erros em relação ao total de gols sofridos por cada time em 2022
| Time | Total de gols sofridos com erros individuais | Gols sofridos no ano | Proporção erros/gols sofridos (%) |
| Flamengo | 14 | 25 | 56,00 |
| Coritiba | 9 | 27 | 33,33 |
| Cuiabá | 8 | 25 | 32,00 |
| Avaí | 7 | 24 | 29,17 |
| Juventude | 5 | 24 | 20,83 |
| São Paulo | 6 | 29 | 20,69 |
| Botafogo | 5 | 25 | 20,00 |
| Fluminense | 4 | 21 | 19,05 |
| Goiás | 5 | 27 | 18,52 |
| Atlético-GO | 5 | 29 | 17,24 |
| Internacional | 4 | 25 | 16,00 |
| Athletico-PR | 5 | 34 | 14,71 |
| América-MG | 4 | 30 | 13,33 |
| Fortaleza | 3 | 23 | 13,04 |
| Atlético-MG | 2 | 18 | 11,11 |
| Palmeiras | 2 | 20 | 10,00 |
| Santos | 3 | 30 | 10,00 |
| Bragantino | 2 | 28 | 7,14 |
| Ceará | 1 | 14 | 7,14 |
| Corinthians | 1 | 21 | 4,76 |
O gol sofrido contra o Ceará foi o quarto com erro individual de Hugo Souza na temporada. O jovem goleiro lidera o número de falhas do elenco rubro-negro que resultaram em gols até aqui, seguido por Léo Pereira e Willian Arão , ambos com três. Confira o gráfico completo abaixo.
+ Em clima diferente, Flamengo volta ao Maracanã após um mês com pressão do goleiro à presidência
+ Minutagem média da base do Flamengo no time principal cresce 80% com Paulo Sousa
No gol sofrido contra o Botafogo , pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro, pode se considerar que houve uma falha "compartilhada" entre Willian Arão e Hugo Souza. Arão errou o corte do lançamento de Diego Donçalves e Hugo aceitou chute de Erison e espalmou para dentro do gol. Por isso, a soma acima dá 15 gols.
Vale destacar ainda que muitas dessas falhas rubro-negras comprometeram os resultados dos jogos. Dos 14 gols em erros, quatro contribuíram para a vitória do adversário do Flamengo no jogo e cinco para o empate do adversário.
Para tentar recuperar a confiança, o Flamengo tem compromisso no Maracanã, após quase um mês longe do estádio. A equipe comandada por Paulo Sousa enfrenta a Universidad Católica nesta terça-feira, às 21h30, pela 5ª rodada Libertadores. O Rubro-Negro é o líder do Grupo H, com 10 pontos.
Confira abaixo todos os gols sofridos pelo Flamengo em erros individuais: