Flamengo é multado em R$ 50 mil por gritos homofóbicos da torcida no Maracanã

O Flamengo foi punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), na tarde desta segunda-feira (8), por cânticos homofóbicos por parte de flamenguistas presentes no Maracanã na partida contra o Grêmio, em 15 de setembro, pela Copa do Brasil. Como punição, o Rubro-Negro foi multado em R$ 50 mil.

A Procuradoria do STJD chegou a pedir a exclusão do Flamengo da Copa do Brasil de 2022, mas o julgamento terminou apenas com a punição financeira. O árbitro Rodolpho Toski Marques e os auxiliares alegaram não terem ouvido os cantos. Os árbitros e o delegado da partida foram absolvidos.

A denúncia aconteceu após o Coletivo de Torcidas Canarinhos LGBTQ+ ter apresentado uma notícia de infração ao STJD com imagens em que mostravam torcedores rubro-negros proferindo insultos de forma homofóbica. Onã Rudá, fundador da Canarinhos LGBTQ+ e representante do coletivo no julgamento, comentou sobre o caso.

"Hoje é uma conquista, mas a gente espera conseguir dar mais passos no intuito de combater esse tipo de violência dentro do estádio."

"A gente considera que é uma decisão importante do STJD, é um passo importante. É a primeira vez que um clube da primeira divisão é punido dentro do STJD. Mas nós também estamos procurando nos aprofundar. Nós vamos lançar o anuário do Observatório da LGBTfobia no futebol nos próximos meses. E esse deve ser um documento bem completo com o raio-x do futebol, com posicionamento dos clubes em datas importantes, boas práticas, casos e acontecimentos de lgbtfobia, entre outros", finalizou Onã Rudá.

Fonte: TNT Sports