Flamengo e Fluminense querem transferir três jogos em junho para recuperar grama do Maracanã, que deve receber Copa América

Flamengo e Fluminense decidiram transferir de estádio três de seus compromissos nos próximos dias. O objetivo é poupar o gramado do Maracanã para recuperar e fazer um trabalho de fortalecimento. O primeiro duelo a ser transferido já será neste domingo: o jogo dos tricolores contra o Cuiabá, às 11h, pelo Campeonato Brasileiro. O duelo será realizado em São Januário.

Os outros dois compromissos remarcados para outro gramado são do Flamengo. O primeiro é o confronto com o América-MG, no dia 13, pelo Brasileiro. O segundo é o jogo contra o Coritiba, dia 13, pela partida de volta da terceira fase da Copa do Brasil. Em princípio, eles seriam no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Mas, com a confirmação do Distrito Federal como uma das sedes da Copa América, o clube agora estuda outras opções.

Segundo a gestão do Maracanã, com estas transferências a Greenleaf, responsável pela manutenção do gramado, ganhará 14 dias de trabalho. Assim, será possível deixá-lo mais preparado para suportar o restante da temporada. Existe ainda a possibilidade do jogo entre Fluminense e Santos, dia 17, pelo Brasileiro, também ser levado para outra praça.

A nova pausa para fortalecimento do gramado ocorre cerca de um mês após trabalho semelhante. Entre o final de abril e o início de maio, o campo passou pelo plantio da grama de inverno (Reygrass). Neste período, não foram realizados jogos no local.

Pouco tempo depois de reaberto, contudo, ele já passou a ser alvo de reclamações. No último domingo, durante o jogo entre Flamengo e Palmeiras, o técnico Rogério Ceni fez declarações duras sobre as condições do campo.

- O gramado deu uma piorada grande nos últimos jogos nossos. Não sei se vão fazer reforma, trocar o gramado nos próximos dias, mas a situação começa a ficar difícil, porque a bola quica demais. As pessoas querem ver jogos com velocidade, toque de bola e hoje a grama, além de alta, estava seca. Não sei porque o gramado não foi molhado. Depois, choveu, e fez o jogo ficar mais rápido.

A administração do estádio lembra que ele vem passando por uma maratona. Só este ano, já foram realizadas 31 partidas no Maracanã. Equivale quase a um jogo a cada cinco dias.

Vale lembrar que, nesta terça, o Rio de Janeiro foi anunciado como uma das sedes da Copa América, transferida para o Brasil após as recusas de Argentina e Colômbia. A tabela detalhada ainda não foi divulgada. Mas o Maracanã receberá, no mínimo, a decisão do torneio.

Fonte: O Globo
publicidade
publicidade