Com a eliminação do Fluminense na semifinal, a Copa do Mundo de Clubes acabou para os times brasileiros. Ao menos em tese, porque após a confirmação da final entre Chelsea e Paris Saint-Germain, torcedores de Botafogo e Flamengo inauguraram, nas redes, a disputa pelo “Troféu Ganhei do Campeão!”.
"Botafogo, o ÚNICO time que ganhou do PSG — vcs vão ter que aceitar esse título ganhei do campeão" e "Domingo tem CLÁSSICO Botafogo x Flamengo valendo o troféu GANHEI DO CAMPEÃO" foram alguns dos posts bem-humorados postados no X (ex-Twitter) após a vitória francesa por 4 a 0 sobre o Real.
Na primeira fase do torneio, o Botafogo surpreendeu o mundo ao vencer o campeão da Champions League por 1 a 0, gol de Igor Jesus. No grupo que era considerado o da “morte”, o Alvinegro conseguiu a classificação deixando para trás o favorito Atlético de Madrid. Porém, nas oitavas de final, no duelo brasileiro com o Palmeiras, não teve a mesma atuação e acabou eliminado ao perder por 1 a 0 na prorrogação.
Vale lembrar que a campanha do PSG nos EUA é arrasadora. Foi o terceiro jogo na competição com quatro gols marcados. Nas seis partidas, a equipe somou 16 gols, o melhor ataque da Copa, ao lado do Bayern, e segue disparada como a melhor defesa, tendo sofrido apenas um gol: justamente do Botafogo.
Já o Flamengo se classificou sem tanto sofrimento. O ponto alto do rubro-negro foi na segunda rodada, quando venceu o Chelsea, de virada, por 3 a 1. Com uma vitória sobre o Espérance-TUN e o empate quase protocolar com o Los Angeles FC, o time não teve sorte no chaveamento e acabou encarando o poderoso Bayern de Munique logo nas oitavas de final.
Após um início nervoso, no qual sofreu dois gols, melhorou, mas não foi o suficiente: derrota por 4 a 2.
Domingo, às 16h, no Estádio MetLife, em Nova Jersey, os “fregueses” de Botafogo e Flamengo vão disputar o primeiro troféu de uma Copa do Mundo de Clubes. Se não deu para chegar tão longe, ao menos resta a consolação de poder dizer que ganhou do campeão mundial.