O Flamengo finalmente jogou bola no returno, mas viu o Botafogo abrir larga vantagem na 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os rubro-negros dominaram o Vasco no domingo, mas o empate por 1 a 1 aumentou para oito pontos a diferença em relação ao líder.
O mau resultado no clássico é mais um obstáculo no acidentado returno do Flamengo no Brasileirão até agora. A equipe somou apenas oito pontos em 21 possíveis - 38% do total.
O Rubro-Negro é o 13º colocado do returno , que tem o Fortaleza como líder, com 16 pontos somados. O Botafogo e o Palmeiras, que também estão na frente do Flamengo , somaram 13 e 14 respectivamente.
Neste segundo turno, o Flamengo mais perdeu do que ganhou: três derrotas e duas vitórias. O time ainda empatou duas vezes em casa, contra Palmeiras e Vasco, ambos por 1 a 1. No seis jogos em que foi vazado neste recorte, os rubro-negros levaram gols na bola aérea em todos.
Curioso é que o time abriu o returno dando esperanças à torcida, com vitória por 2 a 0 sobre o Atlético-GO. Não foi uma atuação vistosa, mas suficiente para colocar o Flamengo na liderança do Brasileiro. Na ocasião, os rubro-negros chegavam a 40 pontos e saldo superior ao do Botafogo, com uma partida a menos.
O panorama mudou radicalmente seis rodadas depois, e o Alvinegro tem oito pontos de vantagem, ainda com uma partida a mais, e saldo bem superior (20 a 11). Aliás, o saldo do Flamengo no returno é negativo. Marcou oito gols e sofreu 10 em sete jogos.
No segundo jogo do returno, o Flamengo levou um time reserva para o Morumbis e jogou muito mal na derrota por 1 a 0 para o São Paulo. Calleri marcou de cabeça o único gol do confronto. Na partida seguinte, o time de Tite vencia o Palmeiras por 1 a 0 até os minutos finais com uma atuação regular, mas novamente acabou penalizado no jogo aéreo e cedeu o empate.
A pior jornada do segundo turno aconteceu contra o Botafogo. O Flamengo levou gol no início da partida - novamente de cabeça - e escapou de uma goleada histórica. A derrota por 4 a 1 num duelo em que o rival empilhou chances e perdeu um pênalti foi lucro.
Na 24ª rodada, o Flamengo foi intenso e venceu por 2 a 1 o Bragantino na reestreia de Michael, que abriu o placar. O Rubro-Negro cedeu empate no jogo aéreo em falha individual de Allan, mas conseguiu a vitória num gol contra bizarro de Raul, ex-Vasco, após jogada de Luiz Araújo.
No jogo seguinte, o Rubro-Negro voltou a atuar muito mal e em nenhum momento deu impressão de que poderia vencer o Corinthians. A derrota por 2 a 1 para um time inferior tecnicamente foi um balde de água fria na luta pelo título.
Neste domingo, contra o Vasco, o Flamengo voltou a jogar bem e empurrou o rival para o seu campo de defesa durante toda a partida. O problema é que no final, diante de uma série de tomadas de decisões erradas, Philippe Coutinho empatou nos acréscimos. Apesar da esperança trazida pelas boas atuações de Alex Sandro e Plata, o resultado afastou muito os rubro-negros da luta por uma competição que não conquista desde 2020.
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv