A passagem dos uruguaios Arrascaeta, De La Cruz, Viña e Varela pela Copa América deu a oportunidade para diversos jogadores tentarem ganhar espaço no Flamengo. Foram nove jogos durante um mês e meio. Com o retorno do quarteto, as brigas por posição voltam a se acirrar. Às 16h, contra o Criciúma, pela 18ª rodada do Brasileiro, dois deles devem ser titulares.
Será a primeira vez que o técnico Tite poderá colocar em campo aquilo que considera o melhor no elenco desde a goleada sobre o Vasco.
Absolutos no meio-campo rubro-negro, De La Cruz e Arrascaeta devem formar a trinca titular junto de Pulgar. Assim, Gerson, que foi um dos grandes destaques da equipe neste período, voltará para o lado direito do ataque, onde também atuou bem.
Mas se no meio-campo a dupla uruguaia chegou reassumindo suas vagas, nas laterais a situação não é bem assim. Na esquerda, Ayrton Lucas teve bons momentos, como contra o Atlético-MG, quando marcou um golaço na vitória por 4 a 2, e deve ganhar a disputa com Viña, ao menos neste primeiro momento.
No lado direito, Wesley cresceu de produção enquanto Varela esteve com a seleção, recebeu elogios da comissão técnica e será titular hoje. Valorizado, o lateral teve seu contrato renovado até 2028, com aumento salarial e multa rescisória bilionária. Recentemente, o Bournemouth fez uma proposta de R$ 71 milhões pelo atleta, negada pelo rubro-negro.
No ataque, Everton Cebolinha, que se recuperou de lesão no quadril direito sofrida há um mês, contra o Bahia, também voltará ao time. Já no ataque, Pedro seguirá como o titular, enquanto Gabigol, liberado para jogar apesar do imbróglio com a Corte Arbitral do Esporte (CAS), será relacionado.
A partida contra o Criciúma será no estádio Mané Garrincha, em Brasília. O rubro-negro abre a rodada na terceira colocação.