Flamengo desperdiça quase 70% das chances criadas e vê falta de pontaria custar pontos no Brasileiro

O clássico entre Flamengo e Corinthians hoje, às 16h (de Brasília), no Maracanã, será especial para Gabigol. Ao entrar em campo, o atacante completará 100 jogos com a camisa rubro-negra, mas terá que resolver um problema no setor ofensivo: a pontaria. O tropeço no empate por 1 a 1 diante do Bragantino, na rodada passada, ligou o alerta para as muitas chances criadas e igualmente desperdiçadas que resultam em pontos deixados pelo caminho.

O cenário atual não permite erros. O Flamengo é o vice-líder do Campeonato Brasileiro e está a apenas um de distância do Internacional, faltando apenas três rodadas a serem disputadas. As duas equipes jogam no mesmo dia e horário — os Colorados enfrentam o Vasco, em São Januário. Segundo o site 'Infobola', do matemático Tristão Garcia, as chances de título do Rubro-Negro aumentaram para 40%, o que torna o jogo de hoje decisivo.

Mas o maior problema do Flamengo é o próprio Flamengo atualmente. Segundo números do aplicativo 'Sofascore', o Rubro-Negro é a segunda equipe que mais finaliza (402 no total) no torneio, mas converte apenas 16% delas (marcou 63 gols, sendo o melhor ataque apesar da estatística ruim).

Editoria de arte Foto: O Globo
Editoria de arte Foto: O Globo

Também é a equipe com maior número de chances criadas (122), mas desperdiça 68% das oportunidades (84). Números que ligam alerta: ao mesmo tempo em que o Flamengo cria com facilidade, também as desperdiça em grande quantidade.

— A gente tem que seguir na mesma linha, cada jogo é uma final. Esse campeonato tem sido especial porque não tem um time que se afastou dos demais. Nosso foco é tentar chegar forte para vencer o Corinthians. Estamos em uma crescente. Temos que caprichar nos três jogos, e sabemos que ainda estamos atrás do Internacional. São momentos que não podemos oscilar — lamentou Arrascaeta.

Arrascaeta Foto: Divulgação
Arrascaeta Foto: Divulgação

Curiosamente, quem mais perde chances no Flamengo é quem irá alcançar a marca centenária. Gabigol lidera o quesito com 19 oportunidades claras não convertidas. Em seguida vem o companheiro Bruno Henrique, com 15. Reserva, mas bastante utilizado antes da chegada de Rogério Ceni, Pedro é o terceiro com 13. O primeiro jogador de outra equipe a aparecer nesta estatística é Robson, do Coritiba, também com 13.

Para a partida de hoje, Rodrigo Caio deve retornar. Nos treinos durante a semana, o zagueiro seguiu o planejamento e realizou todas as atividades junto com o restante do time.

O zagueiro teve uma lesão na coxa direita na vitória por 2 a 0 contra o Palmeiras, e desde então desfalca o time. A tendência é de que ele forme a dupla de zaga com Willian Arão, que se destacou na função. Desta forma, Gustavo Henrique, que também foi bem nas últimas partidas, deve ficar como opção no banco.

Diego, que cumpriu suspensão contra o Bragantino e também está recuperado de uma entorse no tornozelo, treinou normalmente e também deve ser titular. O único que segue fora é Diego Alves, com um problema muscular.

Fonte: O Globo
publicidade
publicidade