Flamengo desembarca no Rio após título inédito da Libertadores sub-20

O Flamengo desembarcou no Rio de Janeiro, na manhã desta segunda-feira, com um título inédito na bagagem: a Libertadores sub-20. Os Garotos do Ninho ganharam, de virada, do Boca Juniors por 2 a 1 no domingo. A equipe foi campeã invicta e venceu os cincos jogos da competição.

No desembarque, o zagueiro Iago comemorou o inédito título da base e projetou mais conquistas para o time de Mário Jorge. O defensor é o capitão e leva o apelido de "xerife", além da fama de zagueiro artilheiro - na semifinal marcou dois gols.

Iago, zagueiro campeão do sub-20, desembarca após título do Flamengo na Libertadores — Foto: Isabela Reis / ge

- Acho que é fruto de um trabalho que a gente vem fazendo. É bom conquistar título inédito vencendo, com 100% de aproveitamento. Agora é dar sequência no trabalho. Tem grandes coisas por vir (...) A gente preza a coletividade do grupo. Isso vai destacar o individual de cada um. Graças a Deus eu consegui fazer gols em algumas partidas. Isso é fruto do trabalho que a gente faz. Vamos continuar trabalhando - comentou no desembarque.

O técnico Mário Jorge comentou o trabalho feito até a conquista inédita de uma geração que foi multicampeã no sub-17.

- Quis Deus que a gente jogasse no Uruguai, local da primeira Libertadores do Flamengo , e agora no sub-20 também. Eles competiram na essência. A coroação foi o jogo final, contra o Boca, de virada. É um título que vai ficar na história (...) A gente tenta trabalhar a cabeça dos meninos com a mentalidade vencedora. Temos consciência de que alguns jogos não vamos conseguir vencer, isso é fato. Mas a gente tenta trabalhar dentro daquilo que a gente acredita, independente do resultado em campo. Nós temos que manter a nossa ideia. Nos três jogos que conseguimos virar, jogamos da mesma forma. Essa equipe é trabalhadora, eles prezam pelo coletivo e sabem que o individual vai aparecer.

Mário Jorge é campeão pelo Flamengo na Libertadores Sub-20 — Foto: Isabela Reis / ge

A taça veio com a assinatura de Lorran, a principal joia da base rubro-negra. O camisa 10 deu uma linda assistência para o nigeriano Shola abrir o placar e marcou um golaço que deu a virada para o Flamengo conquistar o inédito título.

Lorran beija a Libertadores Sub-20, que agora é do Flamengo — Foto: Conmebol

- É uma experiência gigante (trazer a Libertadores inédita), o primeiro título de muitos. Conseguimos ser campeões invictos, então agora é só comemorar. Muito feliz de ter feito o gol da final. Antes de viajar eu sofri uma lesão no adutor, mas segui o tratamento firme e forte para conseguir chegar nessa competição. Pude ajudar o time a ser campeão com um gol e uma assistência na decisão - comentou Lorran, que abriu o jogo sobre o interesse europeu:

- Sensação muito boa, é fruto do meu trabalho. Mas o meu foco está no Flamengo . Esse assunto é só mais para frente - encerrou.

O vice-presidente da base, Vitor Zanelli, celebrou a conquista e detalhou o trabalho constante com o Sub-20, principalmente pelos jogadores que são cedidos para o profissional. O dirigente lembrou que o goleiro Dyogo Alves, o meia Victor Hugo e o atacante Matheus Gonçalves estão integrados ao profissional, mas teriam idade para disputar a Libertadores Sub-20.

- É indescritível chegar no auge né, o topo da América. Conseguimos conquistar a competição máxima da América do Sul. Agora passamos a querer de novo, queremos mais uma. E vem o Mundial. O Flamengo vem fazendo um trabalho, um processo de preparação dos jogadores impecável, de altíssimo nível, tanto pelos atletas quanto pelos resultados, pelas vendas. São processos, e o sub-20 é constante remontado, por conta disso. Jogadores que vão para o profissional, que são vendidos, e a gente precisa remontar o time e mesmo assim consegue conquistar tudo - comentou antes de continuar:

- O time que conquistou o Brasileiro no ano passado, quatro meses atrás, dez não estão aqui (nessa equipe campeã da Libertadores). Nós temos jogadores que ainda têm idade de sub-20 e já estão no profissional, poderiam estar disputando essa Libertadores. Ainda vamos ter uma janela de transferências no meio do ano, e o Mundial deve ser depois dessa janela provavelmente. Então temos uma constante reformulação. Mas estamos atentos a isso, abemos que é natural do Flamengo . Fazemos um trabalho muito forte nessa preparação, captação - encerrou.

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte