Flamengo depende apenas de si para ser campeão: veja quatro motivos para o torcedor acreditar

A vitória do Flamengo por 2 a 0 sobre o Palmeiras nesta quinta-feira recolocou o Flamengo na briga pelo título do Brasileirão - de acordo com o matemático Tristão Garcia, as chances agora são de 14%. Depois de uma sequência de três rodadas ruins (empate com o Fortaleza e derrotas para Fluminense e Ceará), a equipe de Rogério Ceni engatou a segunda vitória consecutiva e depende apenas de si para conquistar o título.

- Temos tudo para lutar pelo octacampeonato - avisou o técnico Ceni na coletiva após a partida.

E há motivos que alimentam a esperança do torcedor do Flamengo em ver o time campeão brasileiro pelo segundo ano consecutivo. O ge listou alguns deles:

Primeira vitória sobre um rival do G-6

O Flamengo aniquilador de adversários da temporada passada ainda não deu as caras na atual, e esse é um dos principais motivos que faziam com que a equipe corresse por fora na briga por título. O time não havia vencido nenhum rival do G-6 até o momento, a vitória sobre o Palmeiras (5º) foi a primeira.

Jogadores do Flamengo comemoram gol contra o Palmeiras — Foto: Ricardo Ribeiro/BSB Sports
1 de 2 Jogadores do Flamengo comemoram gol contra o Palmeiras — Foto: Ricardo Ribeiro/BSB Sports

Jogadores do Flamengo comemoram gol contra o Palmeiras — Foto: Ricardo Ribeiro/BSB Sports

O time perdeu os dois jogos contra o Atlético-MG (4º) e no primeiro turno perdeu para o São Paulo (2º) e empatou com Grêmio (6º), Internacional (1º) e com o próprio Palmeiras. Esses foram os resultados do Flamengo contra adversários do G-6 até aqui no Brasileirão:

  • Flamengo 0 x 1 Atlético-MG, 1ª rodada
  • Flamengo 1 x 1 Grêmio, 4ª rodada
  • Palmeiras 1 x 1 Flamengo, 12ª rodada
  • Inter 2 x 2 Flamengo, 18ª rodada
  • Flamengo 1 x 4 São Paulo, 19ª rodada
  • Atlético-MG 4 x 0 Flamengo, 20ª rodada
  • Flamengo 2 x 0 Palmeiras, 31ª rodada

Ainda tem 3 confrontos diretos

Se por um lado o retrospecto contra adversários diretos não é bom, por outro o Flamengo ainda terá a oportunidade de equilibrar essa estatística. Dos oito jogos restantes para o fim do campeonato, três são contra rivais da parte de cima da tabela. A equipe de Rogério Ceni ainda enfrentará Grêmio, Inter e São Paulo.

  • 28/01 - Grêmio x Flamengo , jogo atrasado da 23ª rodada
  • 21/02 - Flamengo x Inter , 37ª rodada
  • 24/02 - São Paulo x Flamengo , 38ª rodada

2 jogos seguidos sem sofrer gols

O Flamengo completou na vitória sobre o Palmeiras seu segundo jogo consecutivo sem sofrer gols - a equipe venceu o Goiás por 3 a 0 na última rodada. E isso é um feito inédito para o time na atual edição do Brasileirão.

Antes disso, o Flamengo manteve suas redes intactas em apenas cinco ocasiões: nas vitórias sobre Coritiba (1 a 0), Santos (1 a 0), Sport (3 a 0) e Botafogo (1 a 0), e no empate com o Fortaleza (0 a 0). Mas sempre sofreu um ou mais gols no jogo seguinte. E o próximo confronto é contra o Athletico, que tem um dos piores ataques do Brasileirão - somente Sport e Coritiba fizeram menos gols que o Furacão até aqui na competição.

Gabigol e Bruno Henrique comemoram contra o Goiás, partida em que o Flamengo não sofreu gols — Foto: Alexandre Vidal / Flamengo
2 de 2 Gabigol e Bruno Henrique comemoram contra o Goiás, partida em que o Flamengo não sofreu gols — Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

Gabigol e Bruno Henrique comemoram contra o Goiás, partida em que o Flamengo não sofreu gols — Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

Sequência fora de casa

O Flamengo é o melhor visitante do Campeonato Brasileiro. Dos 14 jogos disputados sem o mando de campo, venceu oito, empatou três e perdeu apenas três, o que significa um aproveitamento de 64,2% de aproveitamento.

E a equipe terá agora uma sequência de três jogos como visitante. Depois de enfrentar o Athletico na Arena da Baixada no próximo domingo, os comandados de Rogério Ceni pegam o Grêmio em Porto Alegre, e em seguida o Sport em Recife. Levando em conta a vitória sobre o Palmeiras em Brasília, serão quatro partidas consecutivas longe do Rio de Janeiro.

Fonte: Globo Esporte