Flamengo: demora sobre cirurgia de Thiago Maia pode prolongar tempo parado

O meio-campo Thiago Maia completou duas semanas sem ter uma definição sobre que procedimento seguir após lesão grave no joelho esquerdo. O trauma provocou uma ruptura dos ligamentos, mais precisamente do canto posterolateral, com indicação cirúrgica.

Segundo especialistas, a demora para adotar o procedimento pode favorecer um processo fibrótico que atrapalharia a visualização da cirurgia e obrigaria a reconstruir os ligamentos, em vez de dar pontos nas suas estruturas. O que tornaria o retorno aos treinamentos mais lento.

Desde que teve exames realizados, Thiago Maia trata em três períodos, no Centro de Treinamento e em casa. Ele chegou a um acordo com o Flamengo para um tratamento conservador, sem cirurgia, mas em seguida o Lille, clube ao qual pertence, resolveu pelo procedimento.

Hoje, um médico enviado pelo clube da França vem ao Rio para confirmar o diagnóstico de cirurgia. A indefinição tem gerado apreensão sobre a recuperação do atleta, que tem previsão de voltar só em 2021.

— Qualquer conduta médica a gente necessita da autorização do jogador, que já nos deu, mas também do time dele. É uma lesão complexa. O Lille, com toda razão, gostaria de avaliá-lo. E aí vamos confirmar o diagnóstico e definir os próximos passos. Logística para ir à França ou vir ao Brasil foi difícil — justificou o médico do Flamego, Márcio Tannure, em coletiva na última sexta-feira.

Como se sabe, Tannure não é cirurgião e não operaria o jogador. Passaria a missão a um colega de fora do clube. Internamente, o Flamengo alega que o Lille foi quem demorou na definição pois pediu que fosse desmarcada a cirurgia.

Entretanto, o Flamengo de início sugeriu tratamento conservador, mas são os franceses que decidem. O Lille resolveu enviar um médico para avaliar a situação de perto pois não quis embarcar no diagnóstico do Flamengo sem examinar o atleta.

Fonte: Extra