Flamengo deixou para resolver vida na última rodada da Libertadores em três dos últimos seis anos

publicidade

O Flamengo chega às últimas duas rodadas da fase de grupos da Libertadores precisando vencer LDU (Equador) e Deportivo Táchira (Venezuela) para se classificar para as oitavas de final. O cenário é parecido com três das últimas seis edições, em que o time deixou para resolver sua vida na partida final. Foi assim, inclusive, em 2019, quando foi campeão do torneio.

Com cinco pontos em quatro jogos, o Flamengo é o terceiro colocado do Grupo C, atrás de LDU e Central Córdoba, ambos com oito pontos. Os dois confrontos restantes serão no Maracanã e, para não depender de outros resultados, o Rubro-Negro precisa vencê-los e fazer saldo de gols significativo. Veja aqui todos os cenários possíveis.

Internamente, o tom é de cobrança entre os jogadores, que não gostaram da postura do time até aqui na Libertadores. No empate contra o Central Córdoba, na Argentina, Filipe Luís e atletas adotaram discurso parecido sobre o diagnóstico do desempenho do Flamengo. Mas a situação não é exceção.

Flamengo precisa vencer dois últimos jogos da fase de grupos para depender só de si na Libertadores — Foto: Adriano Fontes/Flamengo

Há oito anos, em 2017, o time também chegou à reta final com a corda no pescoço e não conseguiu se livrar dela. Perdeu de virada por 2 a 1 para o San Lorenzo, na Argentina, e foi eliminado na fase de grupos. Desde então, sofreu em outras edições: em 2019, 2023 e 2024, o Flamengo só conseguiu a vaga nas oitavas de final na última rodada. Recorde abaixo.

A primeira decisão do Flamengo na Libertadores de 2019 foi contra o Peñarol, em Montevidéu, no Uruguai, no jogo de encerramento da fase de grupos. O Rubro-Negro precisava de um empate para avançar às oitavas e foi o que aconteceu: o 0 a 0 garantiu a vaga. Na ocasião, o Fla garantiu a liderança do grupo por causa de saldo de gols melhor do que LDU e Peñarol - todos tinham os mesmos 10 pontos, e a equipe uruguaia acabou eliminada.

O Fla chegou à rodada final da fase de grupos de 2023 precisando pontuar contra o Racing no Maracanã. Acabou vencendo o time argentino por 2 a 1 e também foi beneficiado pelo empate entre Aucas e Ñublense - este último poderia levar a decisão da vaga para o saldo de gols caso vencesse. O Flamengo avançou com oito pontos, na vice-liderança do Grupo A.

Em 2024, o Flamengo também decidiu a sua vida na última rodada da fase de grupos. O Rubro-Negro jogou por uma vitória simples contra o Millonarios, da Colômbia, e garantiu a vaga após triunfo por 3 a 0. O Fla foi o segundo colocado do Grupo E, liderado pelo Bolívar.

A primeira decisão do Flamengo nesta Libertadores será nesta quinta-feira, às 21h30, contra a LDU. Na rodada final, o time enfrentará o Deportivo Táchira. Caso não vença a equipe equatoriana, o Fla ainda terá chances de classificação, mas bem remotas.

Neste caso, o Rubro-Negro precisará torcer por duas derrotas do Central Córdoba e vencer o Deportivo Táchira na rodada final. Porém, se o Fla perde par a LDU e o time argentino vence o Táchira, a equipe de Filipe Luís estará eliminada da Libertadores de 2025.

Por outro lado, se vencer a LDU, o Flamengo ainda terá chances de terminar na liderança do Grupo C. Isso acontecerá se, além de o Fla vencer o Táchira na última rodada, o Central Córdoba tropeçar contra o time venezuelano e depois empatar com a LDU. Se esta combinação de resultados acontecer, o time de Filipe se classificará como líder do Grupo C, com o Central Córdoba em segundo.

Mais Escalados 1 ª rodada

Carregando Dados... ......
Mandante SIGLA SIGLA Mandante
0000000000
Carregando Dados... ......
Mandante SIGLA SIGLA Mandante
0000000000
Carregando Dados... ......
Mandante SIGLA SIGLA Mandante
0000000000

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte