Flamengo deixa Tite sem respaldo e costura saída; ambiente em jogo pós-eliminação deve pesar

Com o Brasileirão em segundo plano, o jogo de hoje entre Flamengo e Athletico-PR, às 20h, no Maracanã, servirá para o técnico Tite ter sua rejeição calculada depois da eliminação na Libertadores. Sem respaldo da diretoria, que já costura sua saída e não se posicionou a respeito enquanto avalia o futuro, o treinador viverá uma noite de completa exposição no estádio.

O presidente Rodolfo Landim adotou o silêncio desde quinta-feira, enquanto a direção do clube era bombardeada por pedidos de demissão entre os apoiadores da atual gestão. No voo de volta do Uruguai, o mandatário conversou sobre a situação com membros do departamento de futebol, mas, na sexta, na assinatura da concessão do Maracanã, emudeceu. Também não houve qualquer posição do vice-presidente da pasta, Marcos Braz.

O atenuante para Tite é que os possíveis protestos dos torcedores do Flamengo não serão em tão grande número, já que a carga antecipada de ingressos encalhou. Até ontem à noite nem 20 mil entradas haviam sido comercializadas pelo clube. A situação no Brasileiro também pesa. O Flamengo é o quarto colocado, com 45 pontos e um jogo a menos.

O rubro-negro tem apenas 1% de chance matemáticas de ser campeão do torneio, mas precisa defender seu lugar no G4 pensando na vaga direta para a Libertadores de 2025, que não está assegurada. A outra chance será em caso de título da Copa do Brasil, mas há correntes no clube que não acham certo arriscar a permanência de Tite e esperar.

Mesmo em meio à forte turbulência, a tendência é que o técnico mande a campo hoje uma formação alternativa, de olho no início da semifinal contra o Corinthians no meio de semana.

A expectativa é novamente saber como o treinador vai solucionar o ataque sem Pedro (Carlinhos estará suspenso). Bruno Henrique tem sido o escolhido, e Gabigol, entrado no fim.

Uma das mudanças prováveis é a volta de Pulgar, que foi barrado do jogo com o Peñarol para o improviso de Léo Ortiz, sem o efeito esperado. Nomes como De La Cruz e Arrascaeta, que estavam em recuperação de lesão, são alguns dos possíveis poupados. Nesse cenário, o reforço mais caro da janela de transferências, Alcaraz, pode ser acionado.

MICHAEL PERTO DA VOLTA

O atacante Michael, em fase final de transição após se recuperar de uma lesão na coxa direita, está sendo preparado para voltar contra o Corinthians, mas pode ser relacionado hoje. O acúmulo de problemas físicos é outro atenuante para Tite, mas o treinador não conseguiu dar o padrão de jogo ensaiado no primeiro semestre, o que minou seu trabalho.

O técnico tem contrato até dezembro e, mesmo em caso de título até o fim da temporada, não tem a renovação pretendida pela atual diretoria — e menos ainda por outros candidatos na eleição à presidência marcada para 9 de dezembro.

Fonte: Extra