Horas depois de faturar a segunda Libertadores de sua história, o Flamengo conquistou também o Campeonato Brasileiro no último domingo. E com o troféu, o clube rubro-negro ultrapassou dois rivais no ranking de títulos nacionais.
Agora, a equipe carioca soma 11 conquistas nacionais, ultrapassando Corinthians e Cruzeiro , que têm 10 cada. São sete Campeonatos Brasileiros, três Copas do Brasil e uma Copa dos Campeões do Brasil para os rubro-negros.
Na conta, foi considerado que o título brasileiro de 1987 é tanto do Sport como do Flamengo. Naquele controverso ano, a CBF anunciou que não tinha condições de realizar o Campeonato Brasileiro. Formou-se então o Clube dos 13, por meio do qual os grandes do Brasil realizaram seu próprio torneio, a Copa União.
Tal torneio, entretanto, não incluiu todos os clubes que teriam direito à primeira divisão. A CBF reagiu e organizou outro torneio com as equipes que ficaram de fora, ordenando um cruzamento entre os dois “módulos”.
O Flamengo, campeão da Copa União, se recusou a participar do cruzamento. O Sport venceu o módulo da CBF.
A conta considera ainda a Copa dos Campeões da CBF, que foi realizada entre 2000 e 2002 com objetivo de determinar a última vaga brasileira na Libertadores. Participavam os campeões carioca, paulista, do Rio-São Paulo, da Copa do Nordeste e finalistas da Copa Sul Minas, entre outros clubes.