Flamengo define planejamento para jogos na altitude e repetirá estratégia de 2019 na Bolívia

O tema altitude tomou conta do Flamengo esta semana, após o sorteio da fase de grupos da Libertadores colocar Bolívar e Millonarios na chave rubro-negra. E o clube já definiu o planejamento para os dois jogos em La Paz, na Bolívia, e Bogotá na Colômbia.

Após consultar o preparador físico Fábio Mahseredjian e o chefe do departamento médico, Márcio Tannure, o martelo foi batido pelo vice-presidente de futebol Marcos Braz, o gerente Luiz Carlos Azevedo e o supervisor Marcio Santos.

Para o primeiro jogo, contra o Millonarios na terça-feira do dia 2 de abril, o Flamengo viajará no domingo. A diretoria alinhou com a Ferj o horário de 17h (de Brasília) para a partida de ida da final do Campeonato Carioca contra o Nova Iguaçu. Os jogadores se reapresentarão na manhã seguinte e treinarão no Ninho do Urubu.

Estádio El Campín, em Bogotá, na Colômbia — Foto: Marcelo Villa/VIEWpress/Corbis via Getty Images

Na parte da tarde, a delegação embarca para Bogotá e treinará na capital colombiana, que fica a 2.640m acima do nível do mar, na segunda-feira, no antigo CT da seleção da Colômbia (o novo CT fica em Barranquilla). Como a altitude não é tão elevada assim nessa cidade, a preocupação do Flamengo é em adaptar os jogadores à velocidade maior da bola.

Próximos 10 jogos do Flamengo

Data Jogo Campeonato
30/03 Nova Iguaçu x Flamengo Carioca
02/04 Millonarios x Flamengo Libertadores
07/04 Flamengo x Nova Iguaçu Carioca
10/04 Flamengo x Palestino Libertadores
13 ou 14/04 Atlético-GO x Flamengo Brasileiro
17 ou 18/04 Flamengo x São Paulo Brasileiro
20 ou 21/04 Palmeiras x Flamengo Brasileiro
24/04 Bolívar x Flamengo Libertadores
27 ou 28/04 Flamengo x Botafogo Brasileiro
04 ou 05/05 Bragantino x Flamengo Brasileiro

Já para a partida contra o Bolívar na quarta-feira do dia 24 de abril, o Flamengo viajará na véspera para Santa Cruz de la Sierra, que fica só 400m acima do nível do mar. Os jogadores irão para os 3.640m de La Paz só no dia do jogo, repetindo a estratégia feita em 2019, quando o time venceu o San José nos 3.800m de Oruro, também na Bolívia.

Vista aérea do Hernando Siles em La Paz — Foto: Bruno Ravazzolli

Assim como em 2019, a ideia é ter uma escolta permanente de uma ambulância, desde a saída do aeroporto em La Paz, e alugar cilindros de oxigênio para eventuais emergências. A delegação rubro-negra retornará ao Rio de Janeiro logo após a partida, ficando na capital boliviana só por poucas horas, de forma a minimizar os sintomas da altitude.

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte