Flamengo de Mário Jorge estreia na Libertadores Sub-20 nesta segunda; veja histórico e quem ficar de olho

Tricampeão da Libertadores no profissional, o Flamengo também tem na base uma obsessão pelo principal torneio do continente no sub-20. E o Rubro-Negro, único representante brasileiro nesta temporada, terá uma nova chance de buscar o título inédito na categoria em 2024.

- Libertadores é Libertadores. Tem que ganhar. É o maior título da América do Sul. Nós disputamos em 2020, perdemos a semifinal. Esse ano a gente espera ganhar a final. Mas para isso temos que dar um passo de cada vez, time tem feito um bom trabalho de preparação, comissão técnica fantástica, todos os atletas têm se dedicado muito a isso. Nós vamos com o melhor que temos, se der tudo certo vamos trazer esse caneco. Esse é o grande objetivo - disse Vitor Zanelli, vice-presidente de base e futebol feminino do Flamengo em entrevista à FlaTV, canal oficial do clube no YouTube.

Base do Flamengo antes da viagem para a Libertadores Sub-20 — Foto: Pedro Cardoso / Flamengo

Este ano, a Libertadores Sub-20 vai para a sua oitava edição e será disputada no Uruguai. Classificado após ser campeão brasileiro da categoria no ano passado, o Flamengo está no Grupo C ao lado de Defensor Sporting (Uruguai), Aucas (Equador) e Sporting Cristal (Peru).

A competição é disputada em turno único, e só o líder de cada grupo e o melhor segundo colocado entre as três chaves avançam para a semifinal. Dirigido pelo técnico Mário Jorge, o Rubro-Negro estreia nesta segunda-feira contra o Defensor Sporting, campeão uruguaio sub-19 em 2023. A partida será às 18h (de Brasília) no Estádio Domingo Burgueño Miguel.

Mário Jorge comanda treino do Flamengo no Ninho do Urubu — Foto: Victor Andrade/Flamengo

Campeão em todas as categorias do sub-13 ao sub-20 pelo Flamengo , Mário Jorge só não tem dois títulos em seu currículo na base: a Copa São Paulo e a Libertadores da categoria, competição que o Rubro-Negro ainda não conquistou.

- Sim, foram muitos títulos conquistados aqui no futebol de base do Flamengo . Estamos aqui para essa Libertadores Sub-20, a terceira participação do Flamengo , a primeira minha, da minha comissão que está aqui também e de muitos dos jogadores que aqui estão - afirmou Mário.

Uma motivação a mais para Mário Jorge e seus comandados é o local de disputa da competição. Conhecedor da história do Flamengo , o treinador lembra que a primeira Libertadores da equipe profissional do clube foi conquistada no Uruguai, em 1981.

- A gente espera conseguir conquistar a Copa Libertadores jogando no Uruguai, local da primeira conquista do nosso elenco principal. Mas acho que além dos títulos conquistados aqui na base, a principal conquista está na vitória que nós tivemos no sábado.

Veja a lista de títulos de Mário Jorge em todas as categorias do Flamengo pelas quais passou — Foto: Divulgação

Embora não esconda que ele e seus comandados estejam muito animados para buscar a inédita Libertadores no sub-20, uma imagem do fim de semana o marcou: ver vários ex-comandados levantando a Taça Guanabara entre os profissionais.

- Tivemos uma postagem de foto no sábado com nove atletas formados aqui, que participaram da conquista do Brasileiro Sub-20, que nos classificou para essa copa tão importante. Foram relacionados e até entraram ontem (sábado), conseguindo o primeiro título no profissional, logo no começo de primeiro trabalho do professor Tite. Então, para mim, isso é significante e importante. É óbvio que a gente veio aqui para competir, na nossa essência tem isso, no nosso sangue tem isso: ser competitivo.

O Flamengo vai disputar o torneio pela terceira vez. A estreia foi logo na primeira edição, em 2011 no Peru. O Rubro-Negro se classificou por ter sido o campeão da Copinha no início daquele ano com nomes como o goleiro César, o volante Muralha, o meia Adryan e os atacantes Rafinha e Negueba.

Mas o time decepcionou. Na primeira fase, empatou em 2 a 2 com o Independiente del Valle, do Equador, e em 0 a 0 com o Millonarios, da Colômbia. A classificação só veio na última rodada, com a vitória por 2 a 0 sobre o América do México. Na época passavam dois por grupo, e o Flamengo ainda avançou em primeiro com cinco pontos.

Rafinha celebra um gol pelos juniores do Flamengo — Foto: Celio Messias / VIPCOMM

Porém, nas quartas de final, o Rubro-Negro perdeu a cabeça e foi atropelado pelo anfitrião Alianza Lima. O Flamengo até saiu na frente com um gol de Rafinha, mas antes do intervalo sofreu o empate e ainda perdeu o volante João Vitor expulso após trombada com o árbitro.

No segundo tempo, o Alianza Lima virou o placar em lance com uma falta ignorada em cima de César. O goleiro partiu para cima do árbitro para reclamar e também foi expulso. Dali em diante, os peruanos deitaram e rolaram e eliminaram o Rubro-Negro construindo a maior goleada do torneio: 5 a 1.

O Flamengo só voltou à Libertadores Sub-20 nove anos depois, na edição de 2020 no Paraguai. A classificação veio com o título da Supercopa do Brasil Sub-20 em 2019, com nomes como o goleiro Hugo Souza, o latrel-direito Matheuzinho, o volante João Gomes, o meia Yuri César e o atacante Rodrigo Muniz.

O time começou bem e venceu os dois primeiros jogos: 3 a 1 no Nacional, do Uruguai, e 5 a 1 em cima do Sporting Cristal, do Peru. Na última rodada, o Rubro-Negro perdeu por 1 a 0 para o Puerto Cabello, da Venezuela, mas mesmo assim terminou como líder e único classificado do Grupo A.

Jogadores do Del Valle fazem o "vapo" depois de vencerem o Flamengo — Foto: Divulgação / Conmebol

Na semifinal, o Flamengo enfrentou o Independiente del Valle, que perdeu um pênalti logo no início. O Rubro-Negro foi quem abriu o placar com Guilherme Bala, mas os equatorianos empataram pouco antes do intervalo em nova cobrança de pênalti. O placar persistiu na etapa final, e a decisão foi para as penalidades máximas.

Wendel, Yuri César, Natan e João Gomes converteram suas cobranças, mas Matheuzinho parou na trave. O Del Valle não errou nenhum e comemorou a classificação com o gesto de "vapo" do Gerson, usado dias antes após o título da Recopa Sul-Americana do profissional em cima dos equatorianos. Na disputa do terceiro lugar, o Flamengo goleou por 5 a 2 o Libertad, do Paraguai, com gols de Yuri César (2), João Gomes, Rodrigo Muniz e Wendel (veja no vídeo acima) .

Entre os relacionados do Flamengo para a Libertadores Sub-20, dois jogadores foram levados por Tite para a pré-temporada do profissional nos Estados Unidos em janeiro: o goleiro Caio Barone e o zagueiro Carbone.

Carbone em sua estreia no profissional contra o Philadelphia Union — Foto: Marcelo Cortes / CRF

Os dois estrearam no time principal no amistoso contra o Philadelphia Union. Caio Barone , de 17 anos e 1,96m, é um goleiro que sempre chamou a atenção na base. Já Carbone , de 19, foi titular jogando como lateral-esquerdo na partida nos Estados Unidos e fez o lançamento para Cebolinha sofrer o pênalti do primeiro gol.

Olho também em Iago . O zagueiro de 18 anos virou titular do Flamengo Sub-20 no mata-mata da Copinha e foi capitão e um dos grandes destaques do time junto do atacante Weliton, que terminou como artilheiro rubro-negro no torneio com seis gols na campanha que foi até a semifinal. Aos 18 anos, ele também estará na Libertadores.

Weliton e Iago comemoram vitória do Flamengo na Copinha — Foto: Nayra Halm / Foto do jogo

No meio de campo, o volante Rayan Lucas é outro nome que já chamou a atenção de Tite e vem sendo relacionado para alguns jogos do profissional desde o fim da temporada passada. O jovem de 19 anos estreou no time de cima em 2024 e tem como ponto forte o poder de marcação e a saída de bola.

Lorran dispensa apresentações. Considerado a maior joia atual do clube, o meia de 17 anos é o jogador mais novo a fazer gol no profissional na história do Flamengo e se destaca pela força e dribles. E o nigeriano Shola, de 18 anos, é uma aposta do clube e tem grande velocidade. Não jogou a Copinha por conta de uma lesão, mas já está recuperado.

Shola ao lado de David Luiz em treino com o profissional no Ninho do Urubu — Foto: Arquivo pessoal

- A gente está muito motivado de estar aqui representando o trabalho de muita gente que construiu tudo isso para gente chegar até aqui. Temos ideia da representatividade que tem para o futebol brasileiro, somos a única equipe nessa competição e estamos muito focados naquilo que precisamos entregar nessa competição. Então os meninos estão bem conscientes daquilo que precisam fazer, daquilo que vão enfrentar e acredito que amanhã (segunda-feira) a gente vai fazer uma boa estreia dentro daquilo que a gente acredita - encerrou Mário Jorge.

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte