O título da Supercopa do Brasil sobre o Botafogo garantiu ao Flamengo o primeiro troféu da temporada e o segundo sob comando de Filipe Luís , campeão da Copa do Brasil no ano passado. Mas, diante da expectativa alta que a torcida rubro-negra tem para o elenco e o técnico em 2025, há quem peça mais cuidado.

Durante o Resenha da Rodada desta segunda-feira (3), o ex-zagueiro Diego Lugano alertou para o passado recente do Flamengo, que começou a temporada passada com Tite no comando e diversas estrelas, mas viu o projeto naufragar até a demissão do antigo técnico da seleção brasileira .

"Ano passado começou como bicho-papão, melhores jogadores, melhor treinador. Futebol é muito competitivo. O Flamengo, por ser campeão, está de novo visado, todo mundo vai querer vencer. Tem que ter muita precaução", afirmou o uruguaio, que também pediu mais cautela a Filipe Luís, apesar de elencar suas qualidades.

"Sempre acredito que o contato humano do treinador com o jogador é o principal, é fundamental para que o trabalho se mantenha. O Filipe sempre foi um jogador inteligente, bom de grupo, tem a linguagem atual do vestiário. Porém, tem que ter um pouco mais de cautela, porque o Brasil é muito competitivo".

Companheiros de Lugano no programa, Fábio Santos e Fábio Luciano veem o novo treinador como um diferencial para o Flamengo deste ano. O ex-lateral, por exemplo, já considera Filipe um grande técnico, apesar de nem ter um ano completo no time principal.

"Óbvio que os números ainda são pequenos, mesmo com duas conquistas, mas você treinar uma equipe como o Flamengo não é fácil. Ele sempre foi um cara interessado, aproveitou o momento de jogador pra tirar informações com baitas treinadores que ele trabalhou durante a carreira. Ele já demonstrava que poderia vir a ser um grande treinador e tem mostrado isso", falou Fábio Santos, que exaltou a capacidade do comandante do Flamengo.

"Ele acerta com muita frequência em tudo, no discurso, na entrevista, no comportamento com os jogadores, no comportamento com os torcedores. Fala o que a imprensa quer escutar, o que o jogador quer escutar. Ele está no caminho legal e isso cria uma expectativa muito grande no trabalho dele. A gente pode falar que é um grande treinador, mas com margem de crescimento absurda para trabalhar em grandes clubes, pra trabalhar na seleção brasileira".

Fábio Luciano também vê uma sinergia interessante entre os jogadores do Flamengo e Filipe Luís.

"Com relação ao elenco, você percebe que o Filipe está muito satisfeito com o elenco que tem, ele sabe o material humano que tem em mãos e o quanto pode extrair disso. E do outro lado os jogadores curtem demais o Filipe, não só o ex-jogador e parceiro, mas o treinador. Ele é um cara que tem muita informação".

Próximos jogos do Flamengo: