Flamengo dá prioridade à renovação com Pulgar, mas tem outras negociações no radar

publicidade

Passada a janela de transferências, que se encerra no dia 28 de fevereiro, o Flamengo se voltará para as renovações de contratos e estabeleceu a prioridade. Estender o vínculo de Erick Pulgar, cujo contrato termina em dezembro de 2025, é a primeira meta do clube rubro-negro.

Pulgar é titular absoluto de Filipe Luís, que considera o volante um jogador "nível Barcelona" e imprescindível para seu estilo de jogo. O técnico deseja muito a permanência do chileno. O Flamengo já havia proposto a renovação, mas o meio-campista não tinha interesse. A situação mudou nesta temporada, ele topou negociar, e o clube já fez os primeiros contatos.

Outros quatro jogadores do elenco têm contrato até o fim do ano, mas o Flamengo tem menos pressa para resolver as demais situações. Matheus Cunha, Cleiton, Pablo e Varela fecham a lista. Destes é certo que Pablo não ficará. O zagueiro está fora dos planos e até foi liberado para procurar outro clube. Ele está treinando separadamente do elenco principal.

O Flamengo já demonstrou interesse na renovação de Cleiton , e pessoas próximas ao jogador disseram ao ge que não haverá dificuldade para o acordo. A tendência é que as conversas andem no próximo mês. O clube também fez movimento para estender o vínculo de Matheus Cunha.

Varela é um jogador que agrada muito a Filipe Luís e foi importante recentemente nos clássicos contra Botafogo e Vasco, em que foi improvisado na lateral esquerda e ajudou o time. O técnico tem papel fundamental nas negociações. Parte dele o sinal verde, o que já foi dado para o clube tratar a permanência do uruguaio, como informou primeiramente o jornalista Venê Casagrande.

Essas situações serão analisadas depois que o clube avançar na negociação com Pulgar. Além dos jogadores com fim de contrato em dezembro deste ano, o Flamengo também tem os casos de atletas considerados importantes e que têm vínculo um pouco mais longo.

O Rubro-Negro já tem sido procurado por agentes. São as situações, por exemplo, de Arrascaeta e Gerson, com contratos até o fim de 2026 e de 2027, respectivamente.

Há o interesse do Flamengo em renovar, mas o clube não tem pressa e acredita ter tempo hábil para resolver essas questões. No caso de Gerson houve uma cobrança pública do seu pai e empresário, Seu Marcão, por uma valorização financeira. O diretor de futebol José Boto se reuniu com ele para aparar as arestas e deixaram para conversar mais para a frente.

Recentemente, Gerson recebeu proposta do Zenit, da Rússia , que poderia chegar a 29 milhões de euros (R$ 173 milhões), mas o Flamengo recusou por considerar o jogador importante e também porque não teria possibilidade de repor uma eventual saída nesta janela. O meio-campista está frequentemente no radar de outros clubes e deve ser alvo de propostas também na janela do meio do ano. A valorização seria importante para a permanência do capitão, peça-chave no time de Filipe Luís.

Flamengo dá prioridade à renovação com Pulgar — Foto: Fernando Torres / AGIF

O próprio treinador terá que sentar com o clube para tratar a extensão do seu vínculo, que termina no fim desta temporada. Ele, que ainda não completou cinco meses como técnico do time profissional, já conquistou dois títulos e está valorizado. Filipe tem agradado muito o Flamengo e tem voz ativa nas decisões sobre o futebol.

Paralelamente às renovações, o Flamengo mira a reestruturação do departamento de scouting após a contratação de um diretor e segue mapeando o mercado em busca de opções para o meio do ano. Na primeira janela, o clube contratou o zagueiro Danilo e o atacante Juninho e a tendência é que não faça mais movimentos até o dia 28 de fevereiro.

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte