Na luta diária para se desenvolver e continuar quebrando preconceitos no esporte, o futebol feminino comemora 30 anos da primeira Copa do Mundo da categoria. Três grandes clubes brasileiros decidiram homenagear essa data importante com o lançamento de camisas.
Cruzeiro , Flamengo e Internacional , em parceria com a Adidas, lançaram camisas nas cores azul marinho, vermelho e cinza, respectivamente. O destaque é um badge especial com o número 30 e uma mulher em campo com a bola no pé.
Apesar de ter apresentado uma evolução nos últimos anos, o futebol feminino ainda busca mais reconhecimento, especialmente no Brasil. No país, a modalidade chegou a ser proibida por um decreto federal em 1941.
Quase 40 anos depois, em 1979, a prática do futebol feminino foi novamente liberada. Desde então, surgiram jogadoras reconhecidas mundialmente, como Formiga e Cristiane, além de Marta, eleita seis vezes a melhor do mundo, sendo cinco seguidas.
Muito mais que uma camisa.
— adidasbrasil (@adidasbrasil) July 19, 2021
É a história de orgulho e resiliência que inspira novas gerações.
30 anos de copa feminina, agora estampada em glória. @flamengo @cruzeiro @scinternacional
Pega a sua! https://t.co/7ZDeePl9Du pic.twitter.com/xStXdFYpQl
Ocupando a nona colocação no ranking da Fifa, a seleção brasileira ainda busca melhores campanhas em competições internacionais. As de maiores destaques até aqui foram nas Olimpíadas de 2004 e 2008, quando o Brasil ficou com a prata, além do vice na Copa do Mundo de 2007.
No Brasil, o futebol feminino tem as Séries A1 e A2 do Brasileiro, além das categorias de base, Sub-16 e Sub-18.