Líder do Brasileiro, o Flamengo também é o ponteiro em outra classificação. O Rubro-Negro foi o clube que mais ampliou sua presença online no mês de setembro, segundo levantamento do Ibope Repucom.

Na sequência vem o segundo clube mais popular do Brasil, o Corinthians . Finalistas da Copa do Brasil , o campeão Athletico-PR e o vice Internacional vêm na sequência.

O atual campeão brasileiro e vice-líder da atual edição do torneio, o Palmeiras , completa a lista dos cinco primeiros.

De acordo com a pesquisa, os crescimentos dos cinco clubes correspondem a 718 mil inscritos. Tal número é mais de dois terços (61%) do total de novas inscrições nas contas oficiais dos clubes de futebol durante o mês de setembro.

O crescimento do Flamengo, evidentemente, tem a ver com o ótimo momento do clube. No Corinthians, segundo a análise, foi o Instagram que puxou o incremento na base de cadastrados.

Chama atenção no crescimento do Flamengo o fato de o clube já ter conquistado, em nove meses deste ano, o dobro da quantidade de novos inscritos conquistados no ano inteiro de 2018.

Em 2018, houve 1,7 milhão de novos inscritos. Neste ano, já foram 3,4 milhões.

O clube rubro-negro liderou este levantamento em todos os meses de 2019. Em setembro, a equipe somou 405 mil novos seguidores. O rubro-negro liderou o crescimento em todas as redes monitoradas: Facebook (14 mil novos inscritos), Twitter (61 mil), YouTube (98 mil) e Instagram (231 mil). No Instagram, o clube é o primeiro a chegar à marca de 5 milhões de seguidores.

Neste mês, vale destacar que o Santos chegou a 1 milhão de seguidores em sua conta oficial no Instagram.

O Ibope Repucom fez esse levantamento mensalmente e monitora 45 times no Brasil.

Veja a lista completa de presença online: