O Clube de Regatas do Flamengo anunciou uma notícia preocupante: o pivô Ruan Miranda sofreu uma lesão grave ao romper o ligamento cruzado anterior do joelho direito enquanto defendia a Seleção Brasileira na AmeriCup, realizada na Nicarágua. O atleta já está sob os cuidados do departamento médico da Confederação Brasileira de Basketball (CBB). O clube expressou seu pesar pela situação e deseja a Ruan uma rápida recuperação.
Infelizmente, Ruan não é o único desfalque do Flamengo. Ele se junta a Franco Baralle, que se acidentou no início do mês, e a Taya Gallizzi, que ainda se recupera de uma lesão adquirida durante a última edição do NBB. Com isso, o elenco rubro-negro enfrentará a FIBA Intercontinental Cup, em Singapura, sem esses importantes jogadores.
Novos Reforços para o Desafio Internacional
Para suprir as ausências, o Flamengo agiu rapidamente e confirmou as contratações pontuais do pivô norte-americano Eric Buckner e do brasileiro Guilherme Hubner. Buckner, que traz consigo uma vasta experiência de mais de uma década no basquete europeu e asiático, é conhecido por sua força física e habilidade defensiva no garrafão. Formado pela Georgia State, ele se destacou como recordista de tocos e foi eleito “Georgia Men's College Player of the Year” em 2012. Sua trajetória profissional inclui passagens por clubes renomados como Monaco, Türk Telekom, Zenit e Zalgiris Kaunas, onde conquistou o título da VTB United League em 2022.
Por sua vez, Guilherme Hubner, natural de Contagem e com 2,10 m de altura, é um veterano do NBB, onde atua desde a temporada inaugural. Recentemente, ele ultrapassou a marca de 500 jogos na liga, tendo se destacado como MVP das Finais do NBB 2017/18 pelo Paulistano, com médias de 11,8 pontos e 6,2 rebotes. Sua experiência internacional foi reforçada na Liga Sul-Americana de 2022, onde teve médias de 11,2 pontos e 6,4 rebotes defendendo a Unifacisa.
Eric Buckner vestirá a camisa de número 5, enquanto Guilherme Hubner usará o número 77. O treinador Sergio Hernández comentou sobre a importância dessas novas adições: “O Eric Buckner e o Guilherme Hubner chegam para ajudar a gente em Singapura. São dois pivôs muito experientes, acostumados a todo tipo de competição, todo tipo de momento. Serão muito importantes. Tivemos o revés das lesões do Baralle e do Ruan nesse começo de temporada, mas agradeço a diretoria do Flamengo que deu todo suporte aos atletas e procurou prontamente as reposições para a disputa do Mundial, que já está bem próximo. Precisávamos agir rápido e agimos. Agora começa a preparação com o elenco completo para o dia 18 (estreia do Flamengo na competição), com doze adultos. Vamos em frente”, finalizou.
Preparação para a Competição Internacional
O Flamengo se prepara para os amistosos na Espanha antes de embarcar para a FIBA Intercontinental Cup. O elenco contará com os armadores Alexey Borges e Dee Bost; os ala-armadores Shaq Johnson, Alex Negrete e Daniel Onwenu; os alas Gui Deodato e Jhonatan Luz; os ala-pivôs Markeith Cummings e Kayo Gonçalves; além dos pivôs Wesley Castro, Eric Buckner e Guilherme Hubner. A expectativa é alta para a estreia, que promete ser um desafio significativo para a equipe rubro-negra.