Nesta segunda-feira (8), pela fase de grupos da Basketball Champions League Americas, o Flamengo conseguiu uma virada espetacular e derrotou o Instituto (ARG) por 78 a 77, na Arena Minas, em Belo Horizonte-MG. O cestinha rubro-negro na partida foi Chuzito com 13 pontos.
O jogo
Os primeiros pontos do FlaBasquete no primeiro quarto vieram das mãos de Hettsheimeir, numa cesta de três. O início de jogo era bem equilibrado, com as duas equipes trocando pontos no ataque, mas, ao mesmo tempo, desperdiçavam alguns arremessos. O time do Instituto era rápido nas transições ofensivas e conseguiu abrir vantagem no período inicial: 24 a 13.
Logo no começo do segundo período, Martinez acertou uma de três para o Fla. O time argentino fazia uma forte marcação e dificultava a criação de jogadas ofensivas do Mais Querido. Abaixo do esperado, a equipe rubro-negra encontrava dificuldades para parar o ataque do Instituto. Nos minutos finais do quarto, Hettsheimeir, Yago e Balbi converteram bolas de três para o Mengão. Mesmo assim, o Instituto terminou o quarto com doze pontos na frente: 49 a 37.
O FlaBasquete voltou mais ligado no terceiro período e conseguiu converter logo duas bolas de três. Apesar da melhora em quadra, o time rubro-negro ainda encontrava dificuldades para encaixar seu jogo, e o Instituto mantinha a vantagem no marcador. Martinez, Léo Demétrio e Balbi acertaram três bolas seguidas que fizeram o Fla encurtar para quatro a diferença no placar. Chuzito, de três pontos, fez o Mengão passar à frente pela primeira vez no jogo. Nos últimos segundos, o time de Córdoba pontuou e tomou a dianteira novamente: 67 a 64.
No último quarto, Yago aproveitou a bandeja e marcou mais dois para o Orgulho da Nação. Na sequência, Chuzito em dois lances livres e, mais um de três, ajudou o Mengão a abrir quatro de diferença. Mas o Instituto logo reagiu e, novamente, passou à frente no marcador. Nos minutos finais, o jogo ficou eletrizante e os dois times desperdiçavam diversos arremessos no ataque. O Mais Querido, na base de muita raça e qualidade técnica, conseguiu uma virada heroica com dois lances livres convertidos por Olivinha nos últimos segundos, conquistando uma vitória importantíssima na Basketball Champions League Americas: 78 a 77.
Destaques:
Chuzito – 13 pontos;
Olivinha – 11 pontos e 10 rebotes.
E agora?
O Orgulho da Nação volta à quadra nesta terça-feira (09) para enfrentar o Minas, às 17h40, novamente na Arena Minas.
Quinteto inicial
Franco Balbi, Chuzito, Marquinhos, Olivinha e Hettsheimeir.