O Flamengo confirmou na tarde desta quinta-feira o que já tinha sido noticiado pela manhã: o técnico Muricy Ramalho decidiu deixar o clube para tratar da saúde . O treinador precisou ser internado em 17 de maio, devido a uma arritmia cardíaca. Desde então não dirigia o time, e ficou fora dos jogos contra Fortaleza, pela Copa do Brasil, Sport, Grêmio e Chapecoense, todos pelo Campeonato Brasileiro. Muricy chegou ao Flamengo no fim do ano passado. O anúncio oficial foi em 8 de dezembro, oito meses depois de ter deixado o São Paulo devido a problemas de saúde. Ele comandou o rubro-negro em 26 jogos, com 13 vitórias, seis empates e sete derrotas.
No próximo fim de semana, contra a Ponte Preta, em Campinas, o time será comandado pelo técnico dos juniores, Zé Ricardo. O anúncio foi feito pelo vice-presidente de futebol, Flávio Godinho. O auxiliar Jayme de Almeida, que vinha dirigindo a equipe na ausência de Muricy, vai voltar às sua função anterior na comissão técnica.
- A gente pactuou uma saída amigável - disse Godinho. - Para ele (Muricy) deve estar sendo muito sofrido, porque ele é sujeito de muita energia, mas para quem já teve um pai falecido em campo de futebol é uma carga pesada. Ele optou por nos liberar para seguir adiante e cuidar da saúde - acrescentou o dirigente.
NOVO GERENTE DE FUTEBOL
Não há prazo para o clube anunciar o novo treinador, informou Godinho, que estava ao lado do presidente Eduardo Bandeira de Mello.
- Evidentemente, Abel Braga é um nome muito prestigiado, mas pode ser que a gente busque outro - informou o vice de futebol, ao responder sobre o técnico campeão mundial pelo Internacional, e que dirigiu o Flamengo em 2004, quando foi vice-campeão da Copa do Brasil, ao perder do Santo André. - A gente vai trabalhar em paralelo para que a busca por novo treinador não atrapalhe a performance em campo - destacou.
Segundo Godinho, o clube procura um profissional com currículo de peso, mas essa não é a principal exigência.
- Tem que ser de renome, mas, mais importante do que a fama, é se encaixar no perfil do Flamengo - explicou.
Godinho falou também sobre a procura por um gerente de futebol. Segundo ele, a missão será ajudar o diretor Rodrigo Caetano, especialmente no que se refere ao contato com os jogadores e ao "vestiário". O dirigente não quis falar em nomes. Mas teve que responder uma pergunta sobre Ricardo Rocha, atualmente comentarista do Sportv e ex-zagueiro da seleção brasileira.
- Prefiro não falar em nomes. Mas é evidente que Ricardo Rocha seria uma ótima contratação. Tem que ter o perfil de ex-jogador, líder e capitão, que a gente quer para ser gerente de futebol. Pode ser alguém como Fábio Luciano (capitão do Flamengo na conquista do Brasileiro de 2009), ou Alessandro (ex-lateral do clube), mas este está empregado no Corinthians - exemplificou Godinho.