Depois de se reapresentar no CT do Ninho do Urubu e participar do treinamento com o restante do elenco e sob o comando do técnico Tite, Gabigol está confirmado para a partida contra o Amazonas. Por meio de rede social, o Flamengo revelou que o camisa 10 está relacionado para o confronto válido pela terceira fase da Copa do Brasil, às 21h30, no Maracanã.
— Estou feliz de poder voltar, estar com meus companheiros. Claro que ansioso para amanhã. Tomara que o Maracanã esteja lotado. Se eu puder fazer um pedido, é que esteja lotado e que a torcida compareça. Agradecer todo o carinho que tiveram por mim, as mensagens, as bandeiras nos jogos. Sempre me senti representado. Ansioso para amanhã. Espero reencontra-los no Maracanã cheio e o mais importante, que o Flamengo vença — disse o atacante à FlaTV.
A atividade desta terça-feira foi a primeira de Gabigol com o restante do elenco em mais de um mês. Durante a suspensão, o centroavante manteve a forma física seguindo cartilha de treinamentos estabelecida pela comissão técnica do Flamengo em uma estrutura que o próprio atacante montou no condomínio onde mora, na Barra da Tijuca. Tudo foi feito com o auxílio de Fábio Mahseredjian, preparador físico da comissão de Tite, e Laniyan Neves, funcionário do clube que costuma trabalhar junto de Gabigol, entre outros profissionais.
Assim, mesmo sem entrar em campo desde o dia 25 de fevereiro, Gabigol está apto fisicamente para entrar em campo no jogo desta noite, contra o Amazonas.
Entenda o efeito suspensivo
O atacante Gabigol conseguiu, nesta terça-feira, um efeito suspensivo na decisão que afastava o jogador das atividades relacionadas ao futebol por dois anos devido a uma alegada tentativa de fraude no antidoping. O atleta, no entanto, ainda pode voltar a ser suspenso pelo Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD).
Isto é porque o efeito suspensivo conseguido por Gabigol é nada menos do que uma suspensão dos efeitos da decisão de um juiz, até que o tribunal tome uma sentença final sobre um recurso. Desta forma, o atacante do Flamengo está apto para voltar atuar — ele não entra em campo desde o dia 25 de fevereiro, contra o Fluminense —, mas pode ser suspenso novamente.
Agora a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) apresentará as contrarrazões dela e uma audiência será designada em alguns meses. Nela, o atleta e as testemunhas serão ouvidos e, após o novo julgamento, será proferida uma decisão final.
Apesar disso, o atacante e sua defesa estão confiantes na liberação definitiva, assim como o Flamengo, que já pode contar com o atleta de imediato. Os recursos para obtenção de efeito suspensivo quando são concedidos normalmente são unânimes. No CAS, três árbitros votaram a favor, um indicado pelo atleta, um pelo Tribunal Antidopagem do Brasil e um pelo próprio CAS.
No recurso para liberação definitiva esses votos são levados em consideração, mas como decisão, não importa muito o placar. O placar que mais importa é o do primeiro julgamento, que puniu Gabigol com 5 votos a 4 no Brasil.