Flamengo completará 150 jogos contra estrangeiros na Libertadores; veja vitórias marcantes

publicidade

O Flamengo completará nesta quarta-feira, contra o Central Córdoba, da Argentina, seu 150º jogo contra times estrangeiros na história da Libertadores. A partida é válida pela segunda rodada do Grupo C e acontecerá às 21h30, no Maracanã.

Em 149 jogos contra adversários estrangeiros na Libertadores, o Flamengo conseguiu 86 vitórias, 28 empates e 35 derrotas, com 295 gols marcados e 162 sofridos. O aproveitamento é de 63,9%.

Em 2019, Flamengo foi campeão da Libertadores em cima do River Plate, da Argentina — Foto: ge.globo

Neste recorte, há inúmeros momentos memoráveis, entre eles duas finais conquistadas pelo Flamengo , contra Cobreloa (Chile) e River Plate (Argentina). As outras duas decisões disputadas pelo time carioca foram contra equipes brasileiras - Palmeiras e Athletico-PR. O ge escolheu cinco vitórias marcantes do Rubro-Negro contra estrangeiros na Liberta. Recorde abaixo:

A final da Libertadores de 2019, no Estádio Monumental, em Lima (Peru), encabeça a lista. O Flamengo perdia para o River Plate, da Argentina, por 1 a 0 até os 44 minutos do segundo tempo, quando Gabigol empatou. Nos acréscimos, aos 47, o atacante marcou seu nome na história do clube ao garantir a virada e o bicampeonato da Liberta para o Rubro-Negro, colocando fim a uma espera de 38 anos.

Trinta e oito anos antes, em 1981, o Flamengo conquistou seu primeiro título da Libertadores. Foram três jogos contra o Cobreloa, do Chile. Após vitória por 2 a 1 no primeiro, no Maracanã, e derrota por 1 a 0 no segundo, no Estádio Nacional, em Santiago, houve a partida de desempate. No dia 23 de novembro, no Estádio Centenário, em Montevidéu (Uruguai), o Fla venceu por 2 a 0, com dois gols marcados por Zico, maior ídolo da história do clube.

A goleada no Estádio José Amalfitani, na Argentina, abriu caminho para a classificação do Flamengo para a final da Libertadores de 2022, conquistada em cima do Athletico-PR. Com muita facilidade, o Rubro-Negro venceu o Vélez Sarsfield por 4 a 0 e colocou um pé na final da maior competição sul-americana. Venceu também na volta por 2 a 1 e chegou à terceira decisão em quatro anos. Foi a maior vitória do clube na Argentina pela Libertadores. Pedro, três vezes, e Everton Ribeiro marcaram os gols.

Foi o jogo que iniciou a trajetória de sucesso do Flamengo na fase mata-mata da edição do bicampeonato. O time de Jorge Jesus havia perdido por 2 a 0 no Equador e devolveu o placar no Rio, com dois gols de Gabigol. Com uma defesa de Diego Alves e uma bola no travessão, o Rubro-Negro venceu por 4 a 2 nos pênaltis e avançou às quartas de final. O Maracanã ficou enlouquecido.

Outro jogo histórico. O Flamengo goleou o Olimpia por 4 a 1, no Estádio Manuel Ferreira, no Paraguai, e deu um passo importante rumo à semifinal da Libertadores. Os gols rubro-negros foram marcados por Arrascaeta, Gabigol (2) e Vitinho. Na volta, com outra goleada (5 a 1), o time garantiu a classificação e passou pelo Barcelona de Guayaquil (Equador) para chegar a mais uma final, em que foi derrotado pelo Palmeiras e adiou o sonho do tricampeonato, conquistado no ano seguinte.

Mais Escalados 1 ª rodada

Carregando Dados... ......
Mandante SIGLA SIGLA Mandante
0000000000
Carregando Dados... ......
Mandante SIGLA SIGLA Mandante
0000000000
Carregando Dados... ......
Mandante SIGLA SIGLA Mandante
0000000000

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte