O Flamengo divulgou, em seu site oficial, o relatório de gestão referente a 2019, ano em que o clube foi campeão de praticamente tudo dentro de campo – Campeonato Carioca , Brasileiro e Copa Libertadores . Como uma das chaves para o sucesso, a equipe aponta a eficiência de seus reforços.

No documento, disponível na área de transparência do portal rubro-negro, o Flamengo celebra a “eficiência” de suas contratações – em 2019, chegaram Rodrigo Caio, Gabriel Barbosa, Arrascaeta, Bruno Henrique, Rafinha, Pablo Marí, Gerson, Filipe Luís, além do reserva João Lucas.

O Flamengo mediu a eficiência dos reforços de acordo com a participação deles nos jogos possíveis de cada clube. No levantamento, foram analisados Atlético-MG , Corinthians , Cruzeiro , Grêmio , Internacional , Palmeiras , Santos e São Paulo - os rivais locais Botafogo , Fluminense e Vasco , não.

O clube rubro-negro, com nove contratações, aparece com a maior “eficiência”, com 65% de participação de suas contratações nos jogos possíveis. O Palmeiras é o pior, com 22% - e 11 reforços.

A equipe que mais se aproximou do Flamengo no levantamento é o São Paulo, com 45% de participação nos jogos de seus 12 reforços. Atlético-MG (nove contratações) e Santos (também nove) vêm em seguida, ambos com 44% no ranking de eficiência feito pelos rubro-negros.

O Cruzeiro também apareceu acima dos 40%, com 43% de participação nos jogos de seus seis reforços. O Inter (nove reforços) teve 34%, e o Corinthians (14 contratações), 32%.

Além do Palmeiras, outro clube apontado com baixa eficiência em contratações é o Grêmio, com os mesmos nove reforços do Flamengo, mas com só 23% de participação.

O Flamengo compara também a “eficiência” de seus reforços com temporadas passadas, além dos rivais. A participação de 65% dos jogos possíveis das contratações de 2019, por exemplo, supera as marcas de 2018 (35% com seis contratações) e 2017 (42% com também nove reforços).