A diretoria do Flamengo ficou revoltada com a mudança de mando de campo no sorteio da Copa do Brasil, realizado nesta terça-feira, e contestou a CBF sobre os supostos critérios adotados.
Ao clube, foi explicado que quando dois times da mesma cidade estão em sorteio na chave, o último a ser sorteado, no caso do Flamengo, tem o mando invertido. O Fluminense saiu primeiro. Assim, o Flamengo enfrentaria o Athletico-PR no Maracanã no primeiro jogo e a volta em Curitiba. Enquanto o Fluminense decide contra o Fortaleza em casa.
O presidente Rodolfo Landim cobrou que a CBF explicasse se o critério estava em algum regulamento, pois o Flamengo não foi informado sobre isso antes do sorteio. No aeroporto, enquanto embarcava com o time para o jogo com o Juventude, esbravejou: "O critério é para prejudicar meu time? Por que não inverte o Fluminense?”, disse.
Cacau Cotta, diretor de relações externas do Flamengo, esteve na sede da CBF e obteve explicações do diretor de competições da entidade, Julio Avelar, sobre o assunto.
— Faltou ser uma coisa mais transparente para os clubes. E que isso esteja no regulamento, para ficar mais claro para a torcida, para os clubes — afirmou o dirigente.
Segundo informações vindas da CBF, o regulamento de competições prevê que, por questão de segurança, a recomendação é que jogo na mesma praça não aconteça na mesma semana.
Não haveria limitação do Maracanã para jogos seguidos de Fla e Flu, que aconteceriam nos dias 27 e 28 de julho, em função do gramado, que passou por tratamento recente.
Após o imbróglio, a CBF emitiu nota com explicações detalhadas:
Nota - Sorteio da Copa Intelbras do Brasil 2022
No Sorteio das Quartas de Final da Copa Intelbras do Brasil 2022, foram definidos os confrontos e mandos de campo da próxima fase da competição. Como procedimento padrão, após a definição dos duelos, os times da mesma cidade foram reunidos no chaveamento para que houvesse uma alternância na ordem de quem mandaria os jogos em casa e fora. Por isso, as partidas Fluminense x Fortaleza e Athletico Paranaense x Flamengo foram relacionadas. Como o Fla foi sorteado depois, sua posição no gráfico de confrontos foi ajustada. No sorteio dos mandos, a bola ímpar determinou que a ordem vista na tela seria mantida, com o Fluminense decidindo como mandante e o Flamengo como visitante. O mesmo cenário já se repetiu no Sorteio das Oitavas de Final, quando a posição do Flamengo no confronto com o Atlético Mineiro foi trocada, posicionando o Fla como mandante na volta, e a de Fluminense x Cruzeiro permaneceu como estava, deixando o Flu como visitante na volta.