Mesmo com uma atuação oscilante, o Flamengo derrotou o Cuiabá , na última quinta-feira, por 2 a 0, pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro , na Arena Pantanal. E, além do inédito gol de Thiago Maia e, evidentemente, os primeiros três pontos fora de casa, o rubro-negro pode se gabar por seguir dando espaço a promissores Garotos do Ninho: agora são 21 utilizados na temporada.
Com a recente entrada de Werton aos 48 minutos do segundo tempo, o time de Rogério Ceni encerrou o jogo diante do Cuiabá com seis jogadores da base. O técnico trouxe os dois lados da balança, quando questionado a respeito da saída de Gomes, que era o destaque até ser substituído num segundo tempo de baixa intensidade e inspiração do rubro-negro.
"Não sei se é bom ou é ruim acabar o jogo com seis garotos da base. São jogadores jovens ainda e isso faz com que o time corra mais. O João saiu porque eu perdi o Diego e não sei quanto tempo o Thiago Maia realmente aguenta. Ele (Gomes) passa a ser um jogador fundamental para a gente nos próximos jogos", disse.
De fato, com os desfalques por conta da Copa América e ainda sem a esperada reposição após a saída de Gerson, o Flamengo está com o "cobertor curto" em relação a opções de peso. Mas a molecada acionada tem dado conta do recado, vide Matheuzinho, João Gomes, Hugo Moura (em menor minutagem) e Rodrigo Muniz. Max e Werton estão chegando pelas beiradas e também contam com a confiança da comissão técnica para se destacarem, gradualmente.
Werton, joia de apenas 17 anos e detentor de uma multa rescisória de 50 milhões de euros, comemorou sua oportunidade no time do Flamengo.
"Sonho realizado, só tenho a agradecer a Deus por esse grande momento que estou vivendo, minha família que sempre esteve ao meu lado só vocês sabem o quanto eu batalhei para chegar esse momento! Feliz pela vitória, seguimos em busca do objetivo", disse.
Muniz no topo em quesito individual
Apesar da regularidade e ótima atuação de Gomes ontem, os principais holofotes em relação aos Garotos do Ninho, atualmente, estão em Rodrigo Muniz. Com proposta do Atlético de Madrid, o centroavante de 20 anos entrou na reta final do jogo passado, o suficiente para arranjar uma linda assistência.
A colaboração de Muniz com poucos minutos em campo o fez se tornar o jogador mais efetivo do Brasileiro, uma vez que o camisa 43 é quem menos precisa de ações com a bola para participar de gol na competição.
O Flamengo chegou aos 12 pontos na tabela e salta para a sexta posição, com dois jogos a menos que a maioria dos adversários. Com a molecada em alta, a equipe se reapresenta no Ninho do Urubu na tarde desta sexta e inicia a preparação para o clássico contra o Fluminense, que será disputado no domingo, às 16h, na Neo Química Arena.
Os garotos utilizados na temporada
Goleiros:
Gabriel Batista e Hugo Souza
Laterais:
Ramon e Matheuzinho
Zagueiros:
Gabriel Noga* e Natan (saiu)*
Volantes:
Daniel Cabral*, Richard Ríos (saiu)*, Hugo Moura, Lucas André e João Gomes
Meias:
Yuri*, Max e Pepê (saiu)
Atacantes:
Lázaro*, Thiaguinho, Mateus Lima, Gabriel Barros, Ryan Luka,
Rodrigo Muniz e Werton
* Apenas sob o comando de Maurício Souza