Flamengo: Ceni vai atrás do oitavo título no Morumbi; relembre as conquistas dele como jogador do São Paulo

Palco da disputa decisiva entre Flamengo e São Paulo esta noite, o estádio Cícero Pompeu de Toledo, conhecido como Morumbi, na capital paulista, é mais que familiar ao treinador rubro-negro Rogério Ceni. A arena, que hoje o recebe como técnico, sediou grandes conquistas de título na carreira de Ceni pelo clube tricolor.

Neste momento, o ex-jogador parte de outro lugar: ele comanda o adversário do time onde fez história, no espaço onde fez história, em um jogo que pode valer o título para o Flamengo na última rodada do Brasileirão. Além disso, Ceni alcançaria, pela primeira vez, um título como técnico no Morumbi.

O currículo de títulos de Rogério Ceni enquanto jogador não é curto. Foram 25 anos de carreira - 18 como titular do São Paulo - que contam com a conquista de mais de 15 taças, grande parte no estádio do Morumbi. Relembre quais:

Campeonato Paulista de 1998

Foi em maio de 1998, no Campeonato Paulista, que Rogério Ceni, a essa altura titular do tricolor, conquistou o primeiro título no Morumbi. O São Paulo de Nelsinho Baptista precisava de dois resultados iguais contra o Corinthians, e saiu vitorioso com gols de Fabiano - no jogo de ida -, Raí e França - no jogo de volta.

Campeonato Paulista de 2000

A disputa do título no Campeonato Paulista de 2000 era contra o Santos, em 18 de junho. O alvinegro, comandado por Giba, precisava da vantagem de dois gols no jogo de volta. O resultado foi um empate de 2 a 2, que contou com um gol de Rogério Ceni, aos 38’ do primeiro tempo. Este título levou o São Paulo ao lugar de maior vencedor do Campeonato Paulista em uma década.

Supercampeonato Paulista de 2002

Torneio de edição única, o Supercampeonato Paulista de 2002 também foi do São Paulo de Ceni. O tricolor paulista enfrentou o Ituano em 30 de maio daquele ano, e venceu por 4 a 1. Os gols que consagraram o título foram de Adriano, Reinaldo e Sandro Hiroshi. O time adversário só conseguiu pontuar uma vez na rede de Rogério Ceni.

Copa Libertadores da América de 2005

Duas equipes brasileiras disputaram o título da Libertadores em 2005. São Paulo e Atlético-PR se enfrentaram duas vezes, em julho, para definir quem levaria a taça. O primeiro jogo teve como resultado um empate de 1 a 1. São Paulo confirmou o título com 4 a 0 sobre o clube rubro-negro. Os gols foram de Amoroso, Fabão, Luizão e Tardelli. Rogério Ceni foi um dos artilheiros, com cinco gols na temporada.

Campeonato Brasileiro de 2006

Após jejum de 15 anos, o São Paulo de Rogério Ceni conquistou o título do Brasileirão no ano de 2006, iniciando uma sequência de três campeonatos consecutivos. O clube, que só levou 32 gols em toda a temporada, teve Ceni como principal artilheiro, com oito gols. A conquista do título aconteceu na 36ª rodada, após empate por 1 a 1 com o Athletico-PR. O Internacional ocupou a segunda colocação no campeonato.

Campeonato Brasileiro de 2007

No Brasileirão 2007, o tricolor paulista se consagrou campeão na 34ª rodada, pouco antes que no ano anterior. A vitória que trouxe o título dentro de casa foi sobre o América de Natal, por 3 a 0, em outubro daquele ano. Junto com Dagoberto, Rogério Ceni também foi artilheiro da temporada. Desta vez, o goleiro somou sete gols.

Copa Sul-americana de 2012

Ceni também estava no elenco do São Paulo, campeão da 11ª edição da Copa Sul-Americana, em 2012. O jogo do título teve resultado de 2 a 0, com gols de Lucas e Osvaldo, e foi interrompido devido a uma confusão logo após o primeiro tempo, o que confirmou a vitória antecipada do São Paulo, comandado por Ney Franco.

Fonte: Extra