O técnico do Flamengo , Rogério Ceni, admitiu nesta quinta-feira que o goleiro Hugo Souza tem problemas para jogar com os pés.
Em entrevista ao UOL Esporte , Ceni ressaltou que vê como essencial o fato do arqueiro de sua equipe saber trabalhar a bola com qualidade, e afirmou que Hugo ainda apresenta deficiências nesse quesito.
O comandante lembrou, todavia, que o atleta ainda é muito novo e inexperiente, e relatou que fará trabalhos específicos para que ele evolua neste quesito.
"O Hugo é um goleiro jovem, não tem nem 30 jogos na equipe profissional. Ele tem potencial, tem tamanho, envergadura, velocidade alta de reação pelo tamanho que tem... Mas é uma constatação que temos que fazer: ele ainda tem que evoluir no trabalho com os pés", disse.
"O treinamento de goleiro é muito específico. Claro que, nos trabalhos com os jogadores de linha, a gente pode ajudar (o Hugo), mas aí também é uma coisa muito da personalidade dele, em conjunto com o treinador de goleiros. Eu não posso dar atenção unicamente a um goleiro e deixar 25 atletas de linha de lado", argumentou.
"Sempre posso tentar introduzir algo para ele, de posicionamento, antecipação. O goleiro tem que ser um líbero, tem que jogar adiantado. Tudo isso a gente vai tentar fazer com que ele evolua, num trabalho junto com o treinador de goleiros", explicou.
"No futebol moderno, e para um time que propõe tanto o jogo como o Flamengo, um goleiro que saiba trabalhar com os pés se faz necessário", complementou.
Ceni ainda lembrou que os goleiros que defendem o Rubro-Negro costumam trabalhar muito mais com os pés do que com as mãos nas partidas.
"Um goleiro que joga bem com os pés facilita o trabalho do treinador e tende também a ter mais espaço no marcado. Dizem que 'goleiro tem que defender a bola'. Não. Para mim, um goleiro é muito mais do que defender a bola com a mão", discursou.
"No jogo contra o Macaé (pelo Campeonato Carioca), nosso goleiro não fez uma defesa sequer com as mãos. Ele trabalhou muito mais com os pés", lembrou.
"O goleiro tem que ser bom com as mãos, é claro, mas quanto melhor ele for com os pés, mais ele vai ajudar. O goleiro trabalha muito mais no giro da bola, nos lançamentos, nos tiros de meta... 80% do trabalho dele é feito com os pés. Na minha opinião, goleiro tem que saber jogar com os pés", finalizou.