A Copa Libertadores de 2020 já tem 43 de seus 47 times classificados e agora já é possível se fazer uma projeção bem mais clara de como estará cada pote de equipes para o sorteio das fases preliminares e também da fase de grupos do torneio, marcado para o dia 17 de dezembro.

Como tem feito nos últimos anos, a Conmebol vai usar o seu ranking para definir cada pote. A atualização oficial só deve ser divulgada no dia 15 (ou depois), mas o ESPN.com.br pegou a calculadora, usou as fórmulas e fez as contas para ter uma projeção de como ficará cada pote.

Dos seis times brasileiros classificados diretamente para a fase de grupos do torneio, três devem ser cabeças de chave: Flamengo , Grêmio e Palmeiras .

O São Paulo deve ficar no pote 2, enquanto o Athletico-PR fica no 3.

O Santos é quem vive a única indefinição entre os brasileiros e espera a definição da Copa da Argentina para saber para onde vai. O time da Baixada deve ser cabeça-de-chave se o Central Córdoba surpreender e desbancar o River Plate na final da competição, marcada para a próxima sexta-feira. Caso contrário, a equipe santista deverá ir para o pote 2.

A projeção dos potes só não pode ser mais precisa porque ainda há uma grande indefinição em torno do segundo time boliviano classificado diretamente à fase de grupos. Isso porque o Clausura da Bolívia só terminará no fim de dezembro, depois do sorteio. A Conmebol exige que todos os times estejam definidos até o dia 16 – justamente para dividir os potes -, mas o país pediu uma extensão do prazo.

Se o prolongamento for concedido, a tendência é que o sorteio da Libertadores conte com uma bolinha denominada apenas como Bolívia 2. Assim, esse time iria automaticamente para o pote 4.

Há, porém, a chance de um time boliviano realmente ter que ser definido até o dia 16. Nesse caso, ele poderia subir de posição nos potes. O The Strongest, por exemplo, teria pontuação para estar no pote 2. Jorge Wilstermann, Oriente Petrolero e San José teriam pontos suficientes para ir para o terceiro grupo.

Fase de grupos

Pote 1: Flamengo (BRA), Boca Juniors (ARG), Grêmio (BRA), Nacional (URU), Peñarol (URU), Palmeiras (BRA), Olimpia (PAR) e um time entre:

  • Santos (BRA) – se Central Córdoba for campeão da Copa da Argentina

  • River Plate (ARG) – se o próprio River ganhar a Copa da Argentina

Pote 2 : Independiente Del Valle (EQU), São Paulo (BRA), Colo Colo (CHI), Libertad (PAR), Bolívar (BOL), Racing (ARG) e dois times entre:

  • Santos - se o River for campeão

  • Bolívia 2 - se for The Strongest

  • LDU (EQU) - se River for campeão OU Bolívia 2 for The Strongest

  • Universidad Católica (CHI) - se River for campeão E Bolívia 2 for The Strongest

Pote 3: América de Cali (COL), Athletico-PR (BRA), Junior Barranquilla (COL), Alianza Lima (PER), Caracas (VEN), Delfín (EQU) e dois times entre:

  • Universidad Católica (CHI) - se River for campeão E Bolívia 2 for The Strongest

  • LDU (EQU) - se River for campeão OU Bolívia 2 for The Strongest

  • Tigre (ARG) - se só uma dessas coisas acontecer: River campeão, Bolívia 2 ser The Strongest, Jorge Wilstermann, Oriente Petrolero ou San José

  • Estudiantes de Mérida (VEN) - se duas dessas coisas acontecerem: River campeão, Bolívia 2 ser The Strongest, Jorge Wilstermann, Oriente Petrolero ou San José

  • Bolívia 2 - se for Jorge Wilstermann, Oriente Petrolero ou San José

Pote 4: Binacional (PER), Defensa y Justicia (ARG), quatro times da fase prévia e dois times entre:

  • Central Córdoba (ARG) – se o próprio Central for campeão da Copa da Argentina

  • Tigre (ARG) - se duas dessas coisas acontecerem: River campeão, Bolívia 2 ser The Strongest ou Jorge Wilstermann, Oriente Petrolero ou San José

  • Estudiantes de Mérida (VEN) - se uma duas dessas coisas acontecerem: River campeão, Bolívia 2 ser The Strongest ou Jorge Wilstermann, Oriente Petrolero ou San José

  • Bolívia 2 - se não tiver time definido até o sorteio ou for outro time que não The Strongest, Jorge Wilstermann, Oriente Petrolero ou San José

2ª fase prévia

Corinthians e Internacional serão cabeças-de-chave, mas a fase prévia vive indefinições parecidas às da fase de grupos.

A mais fácil de se resolver é na Argentina: se o River perder a Copa da Argentina, entra na segunda fase prévia. Se ganhar, é o Atlético Tucumán quem vai para esse mata-mata. De qualquer jeito, ambos têm pontuação suficientes para ser cabeça-de-chave.

A situação se complica mais com Chile e Bolívia.

O representante chileno deveria sair da Copa do Chile, mas a federação local já avisou que o torneio só termina em 2020 e que decidiria quem seria o classificado. Se levar em conta a própria Copa, o time será o Unión Española ou a Universidad de Chile, que fariam uma semifinal já definindo o classificado – a outra semi era de duas equipes já garantidas no torneio. Ambos teriam pontos para ser cabeça-de-chave.

Se definir pela pontuação no Campeonato Chileno, a vaga iria provavelmente para o Unión La Calera, que iria para o pote 2 da segunda fase prévia.

Já a Bolívia vive a mesma indefinição citada na fase de grupos e sequer sabe como vai resolvê-la.

1ª fase prévia

O ranking

O ranking da Conmebol é dividido em três partes: desempenho de cada time nas Libertadores dos últimos dez anos (entre 2010 e 2019, neste caso), o desempenho dos clubes nos campeonatos nacional, também levando em conta os últimos dez anos, e um coeficiente histórico que leva em conta todas as outras edições do torneio (até 2009, neste caso).

Dentro estas duas primeiras vertentes que consideram o desempenho, os campeonatos mais recentes recebem uma pontuação maior. A cada ano, os pontos são diminuídos em 10%.

O coeficiente histórico dá pontos cada vitória e empate, além de um bonificação extra para cada campeão, vice e também cada time que chegou à fase semifinal dos torneios até 2009. Ao contrário das partes anteriores, a pontuação aqui não diminui com o passar dos anos

Para o sorteio da Libertadores, há ainda uma outra condição imposta pela própria Conmebol nos últimos anos: o campeão da Libertadores necessariamente entra no pote 1, enquanto o campeão da Sul-Americana vai para o 2 – a não ser que tenha pontuação suficiente para ser cabeça de chave.