Flamengo, Bauru, Brasília e Mogi iniciam Liga das Américas fora de casa

A Fiba Americas divulgou, nesta sexta-feira, os quatro grupos da primeira fase da Liga das Américas de 2016. A competição, que começa no dia 15 de janeiro, terá quatro representantes brasileiros: Bauru (atual campeão), Brasília, Flamengo e Mogi das Cruzes. O campeão ganha o direito de disputar o Mundial Interclubes contra o campeão europeu.

As quatros equipes do Brasil vão atuar fora de casa na primeira etapa da competição. República Dominicana, Argentina, Panamá e Venezuela serão as sedes. Os times mexicanos não vão disputar esta edição do torneio devido a uma punição imposta pela Fiba à federação mexicana de basquete .

Na primeira fase, avançam os dois melhores colocados de cada grupo. As oito equipes que se classificarem serão divididas em dois novos grupos. Os dois primeiros de cada garantem vaga no Final Four, que ocorre em sistema eliminatório, com duas semifinais seguidas pela final.

LIGA DAS AMÉRICAS BAURU campeao basquete (Foto: André Durão) Bauru é o atual campeão da Liga das Américas (Foto: André Durão)
01

grupo a

O primeiro a entrar em quadra será o Mogi das Cruzes. A equipe, que herdou a vaga do Limeira na competição, está no Grupo A. As disputas da chave vão ocorrer em Santiago de los Caballeros, na República Dominicana, de 15 a 17 de janeiro. Além dos brasileiros, também estão no grupo o Malvín (atual campeão uruguaio), Leones de Quilpué (convidado como representante chileno), e o dono da casa, o Metros de Santiago (campeão dominicano).

01

grupo b

No grupo B está o Bauru, que vai em busca do bicampeonato. A chave será disputada na Argentina, em Santiago del Estero, onde joga o Quimsa, atual campeão argentino. Além dos hermanos, os baurenses encaram, de 22 a 24 de janeiro, o Marinos de Azoántegui (campeão venezuelano) e o Toros del Norte (campeão do torneio de clubes da América Central).

01

grupo c

O Flamengo, atual campeão do NBB, está no grupo C, com sede no Panamá, e joga de 29 a 31 de janeiro. A equipe da casa ainda não está definida, já que Toros de Chiriqui e Correcaminos de Colón estão na disputa da final. Completam o grupo os argentinos do Gimnasia Indalo (vice-campeão argentino) e o Águilas de Tunja (campeão colombiano).

01

grupo d

No grupo D, o representante brasileiro é o Brasília, que obteve a vaga ao conquistar a Liga Sul-Americana. De 5 a 7 de fevereiro, os representantes da capital federal vão jogar em Barquisimeto, na Venezuela, que terá como representante o Guaros de Lara (vice-campeão venezuelano). Também estão na chave o Capitanes de Arecibo (vice-campeão porto-riquenho) e o Capitalinos de la Habana (campeão cubano).

Fonte: Globo Esporte