O Flamengo segue lidando com os desafios das lesões que marcaram o segundo semestre de 2024, mas há boas notícias vindo do Ninho do Urubu. Nesta quinta-feira, o atacante Pedro e o lateral-esquerdo Viña deram novos passos em suas recuperações, após passarem por cirurgias delicadas que os afastaram dos gramados. Com o foco voltado para 2025, os dois jogadores começam a mostrar sinais de progresso.
Pedro, artilheiro do time na temporada, precisou reconstruir o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo. Após retornar às atividades no centro de treinamento há cerca de dez dias, o atacante já entrou em uma nova fase do tratamento, iniciando exercícios na piscina, um avanço importante na reabilitação. O camisa 9 iniciou a fisioterapia no mesmo dia em que Filipe Luís começou sua trajetória como treinador do Flamengo, o que dá uma motivação extra para o atacante.
Viña, por sua vez, enfrenta uma recuperação mais complexa. O lateral-esquerdo uruguaio sofreu uma lesão grave no joelho direito, que além de comprometer o ligamento cruzado anterior, afetou o menisco e resultou em uma fratura na tíbia. Quase dois meses após a cirurgia realizada em agosto, Viña começou a dar os primeiros passos na academia, mostrando evolução, mas ainda distante de um retorno aos gramados.
Em entrevista recente, o médico Luiz Antônio Vieira, responsável pela cirurgia de Pedro, demonstrou otimismo quanto à recuperação do atacante. Vieira, que já havia operado Pedro em 2018, acredita que a reabilitação desta vez será ainda melhor e deixou a torcida rubro-negra mais tranquila ao afirmar que o camisa 9 tem boas chances de estar à disposição para o Mundial de Clubes, que será disputado em junho de 2025.
“O Pedro teve sorte de não lesionar o menisco, o que acelera a recuperação. Ele é muito aplicado, faz tudo o que é pedido, e isso é fundamental. Com o tempo de recuperação estimado em oito a nove meses, acredito que ele terá condições de voltar a tempo do Mundial”, afirmou o médico.
Outro jogador que só voltará aos gramados em 2025 é o atacante Cebolinha. O jogador, que foi o primeiro do trio a voltar ao Ninho do Urubu, também segue sua recuperação após cirurgia para correção de ruptura de tendão. Cebolinha já realiza atividades internas com a equipe de fisioterapia, dando continuidade ao tratamento.