O Ibope/Repulcom divulgou, na última segunda-feira, o ranking digital dos clubes brasileiros de outubro/2019. O levantamento mostrou evolução nas redes sociais do líder do Brasileirão, o Flamengo, além nas redes dos finalistas da Copa do Brasil – o campeão Athletico-PR e o vice Inter. A fase dos times é fundamental no crescimento de novos seguidores e interação com a torcida.
Outros clubes que tiveram um crescimento considerável foram os rivais Palmeiras e Corinthians. Estes cinco clubes tiveram 718 mil novos inscritos em seus canais oficiais em setembro, mais de dois terços (61%) do total de novas inscrições nas contas oficiais de todos os clubes brasileiros durante o mês.
Para se ter uma ideia do sucesso do Flamengo nas redes, segundo o Ibope/Repulcom, o clube, em 2019, já acumulou, entre janeiro e setembro, quase 3,4 milhões de novos inscritos em suas redes sociais oficiais. Este número é o dobro do resultado obtido em toda a temporada passada, quando chegou a 1,7 milhão de novos inscritos.
No ranking geral, o Flamengo é o líder, seguido por quatro paulistas: Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos, nesta ordem.
O Internacional ocupa a 11° posição no ranking das redes sociais, com 5,3 milhões de inscritos em suas plataformas. Já o Furacão, mesmo com o crescimento no último mês, está somente na 16ª colocação com 2,5 milhões.
Vale lembrar que o levantamento não é sobre pesquisa de torcida. O ranking mostra o número de inscritos nos canais oficiais dos clubes nas redes sociais.
Confira o top-10 de número de inscritos nos canais oficiais dos clubes nas redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram e YouTube)
1º - Flamengo:
24,7 milhões
2° - Corinthians:
22,5 milhões
3° - São Paulo:
14,7 milhões
4° - Palmeiras:
10,8 milhões
5° - Santos:
8,1 milhões
6° - Grêmio:
7,9 milhões
7° - Atlético-MG:
6,8 milhões
8° - Vasco:
6,7 milhões
9° - Cruzeiro:
6,6 milhões
10° - Chapecoense:
5,8 milhões