Ceará - Precisando de recuperação na reta final da temporada após duas viradas sofridas, para Grêmio e Santos, o Flamengo, lutando por uma vaga direta na Libertadores, voltou a vencer no Campeonato Brasileiro. Neste domingo (5), pela 32ª rodada, no Castelão, a equipe comandada por Tite aproveitou os erros de saída de bola do Fortaleza e, em lances parecidos com jogadas coletivas, venceu por 2 a 0. Os gols foram marcados pelo atacantes Pedro e Luiz Araújo.
Com o resultado, o Rubro-Negro chegou a 53 pontos, se afirmou na última posição do G-6 e com um jogo a menos em relação aos demais concorrentes na parte alta da tabela. O próximo adversário será o Palmeiras, na quarta-feira (8), às 21h30 (de Brasília), no Maracanã.
O jogo
Com os desfalques de Gerson e Bruno Henrique, expulsos contra o Santos, além de Gabigol e Wesley, por motivos clínicos, o Flamengo se viu em situação desconfortável e precisando superar o "mordido" Fortaleza, que tenta se aproximar do topo da tabela do Brasileirão após perder o título da Copa Sul-Americana. Em campo, um jogo marcado por duelos físicos e muitos erros.

Como característica dos trabalhos de Tite, o Fla apostou nas jogadas de recuperação, mas encontrou dificuldade na armação. Quando conseguiu ter a posse entre as linhas do Leão do Pici, na reta final da primeira etapa, foi fatal para abrir o placar.

Aos 41 minutos, Luiz Araújo roubou da defesa do Fortaleza na entrada da área ofensiva, Filipe Luís encontrou pulgar no meio e o volante chileno fez lindo corta-luz para Pedro, que dominou, ajeitou o corpo e finalizou no canto direito do goleiro João Ricardo.

Em um duelo morno na segunda etapa, o Rubro-Negro começou sendo assustado com uma finalização na trave e viu o Fortaleza rondar mais no terço final tentando as infiltrações. Por loutro lado, o peso da falta de peças parecia incomodar.

Para piorar a situação de Tite, na casa dos 25 minutos do segundo tempo, Thiago Maia caiu no gramado reclamado de um problema muscular na coxa e precisou ser substituído. Rodrigo Caio, zagueiro de origem, subiu para atuar na posição de volante em meio aos desfalques no setor.

O Fortaleza, desorganizado e já escancarando nervosismo, apostou no jogo aéreo para tentar empatar, esboçou uma pressão, mas acabou errando e ajudando o Flamengo a garantir os três pontos.

Em lance bem parecido com o primeiro gol, o Flamengo anotou o segundo e fechou o placar. Aos 41 minutos do segundo tempo, Ayrton Lucas tabelou com Filipe Luís, que cruzou rasteiro para Everton Ribeiro. O meia fez um corta-luz para Luiz Araújo finalizar com categoria no canto direito e dar números finais no Castelão.
Ficha técnica

Fortaleza 0 x 2 Flamengo

Local : Castelão (CE)
Data e hora : 5/11 (domingo), às 16h (de Brasília)
Arbitragem : Anderson Daronco
Assistentes : Bruno Boschilia e Tiago Augusto Kappes

Gols : Pedro 44'/1ºT e Luiz Araújo 41'/2ºT (FLA)

Cartões amarelos : Machuca (FOR); Thiago Maia, Filipe Luís e Erick Pulgar (FLA)

FORTALEZA: João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi (Escobar) e Bruno Pacheco; Caio Alexandre (Thiago Galhardo), Lucas Sasha e Pochettino (Lucas Crispim); Lucero, Marinho (Yago Pikachu) e Machuca. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

FLAMENGO: Rossi; Matheuzinho, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Filipe Luís; Erick Pulgar, Thiago Maia (Rodrigo Caio) e Arrascaeta (Victor Hugo); Everton Cebolinha, Luiz Araújo (Everton Ribeiro) e Pedro (Ayrton Lucas). Técnico: Tite.