Flamengo apresenta Anderson Varejão na Gávea: "Estou realizando um sonho"


O mais aguardado reforço do Flamengo para a temporada 2017/2018 chegou com pompa nesta quinta-feira ao Rio de Janeiro. No aeroporto, foi recebido por sócios-torcedores. E, mais tarde, em apresentação oficial na sede social do clube na Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro, apareceu sorridente, vestindo a camisa e bateu papo com o presidente Eduardo Bandeira de Mello, o vice-presidente de Esportes Olímpicos, Alexandre Póvoa, e o diretor-executivo de Esportes Olímpicos, Marcelo Vido, antes de ser apresentado oficialmente em coletiva de imprensa. Todos eles compuseram a mesa da apresentação, além do diretor-geral do Rubro-Negro, Fred Luz.

- Gostaria de agradecer ao Flamengo pela confiança, pelo carinho, gostaria de dizer que estou chegando muito motivado, com muita vontade de jogar. Não vejo a hora de entrar em quadra. Eu, que sou torcedor do Flamengo, estou realizando um sonho de jogar no Flamengo. Não tenho como mensurar a ansiedade que estou de jogar logo, integrar o grupo e somar. Não estou chegando aqui para tomar o espaço de ninguém, mas para somar. Tudo que o Flamengo conquistou durante todos esses anos, isso aqui não é o Anderson Varejão, isso aqui é o Flamengo, e o Flamengo é maior que tudo - falou Varejão.

O atleta prometeu muita raça dentro de quadra e disse que sonha com título do NBB.

- Dentro de quadra vocês vão ver o mesmo Anderson Varejão de sempre, com muita garra, muita raça, não tem bola perdida. Nada é garantido, mas quero continuar essa jornada de títulos do Flamengo. Quero começar com um título do NBB também. E manter essa história maravilhosa e vencedora. Não vejo a hora de jogar, vamos ver quando vai acontecer. Mais uma vez, obrigado a todos os torcedores pelo carinho. Tenho muito respeito por esse clube, pela diretoria, por tudo que ouvirem falarem de como é internamente. Esses foram os fatores que fizeram com que tomasse minha decisão de fazer parte dessa família. A partir de agora estamos juntos e que seja uma caminhada de muitos títulos para todos nós.

O presidente Eduardo Bandeira de Mello falou brevemente sobre a contratação.

- Estamos hoje aqui tendo o orgulho de apresentar nosso novo reforço para o orgulho da Nação, que é o basquete do Flamengo. Anderson Varejão dispensa apresentações. Só queria contar aqui que essa história começou há seis meses quando Vido e Póvoa me disseram da possibilidade de trazer o Anderson para o Flamengo. A partir daí eles não descansaram e, toda vez que eu os encontrava, perguntava quando ia ser. Finalmente, chegamos nesse final feliz, mas é o início da carreira do Anderson no clube do coração dele e do nosso coração - disse o presidente Eduardo Bandeira de Mello.

Diretor-executivo do Flamengo, Vido prometeu ações de marketing e produtos, como a peruca que imita o cabelo de Anderson Varejão.

- Todos nós sabemos que o Anderson é o jogador de basquete mais carismático do Brasil. Temos muitas ações de marketing sim, produtos licenciados, que serão todos de comum acordo, e a peruca é sem dúvida um carro-chefe. Foi um modelo inovador para o basquete do Flamengo conjugar ações de marketing pelo carisma que ele tem, e isso vamos fazer a partir de hoje - contou Marcelo Vido.

Há três possíveis datas para a estreia de Anderson Varejão. Uma é no dia 27 de janeiro, às 14h (de Brasília), no clássico contra o Vasco da Gama; outra é no dia 1 de fevereiro, às 20h, contra Campo Mourão; e, por fim, contra o Paulistano, no dia 3 de fevereiro, às 14h, todos na Arena Carioca 1. A partida diante do Cruz-Maltino é a menos provável, já que contará com torcida única do time de São Januário por determinação da Polícia Militar.

Anderson Varejão chega ao Flamengo com o time na liderança do Novo Basquete Brasil. O Rubro-Negro tem 13 jogos e 11 vitórias e, na última rodada, bateu o Vitória fora de casa, por 76 a 68. Na próxima rodada, no dia 18, sexta-feira, às 20h, o Flamengo terá o Botafogo pela frente em clássico na Arena Carioca 1 com torcida única e rubro-negra. De acordo com o planejamento traçado pelo time da Gávea, o atleta estará por lá para encontrar os torcedores pela primeira vez. O jogador já possui condições de jogo para atuar sob o comando de José Neto.

Antes de fechar com o Rubro-Negro, o jogador estava sem equipe desde que deixou o Golden State Warriors na temporada 2016/17. Varejão também flertou com o Franca, mas se decidiu pelo time carioca. Quando ainda atuava em Oakland, ele chegou a dar uma camisa do Flamengo para Klay Thompson.

O retorno de Varejão acontece 16 anos após o pivô deixar o Franca (1998 a 20020) para ir jogar em Barcelona (2002 a 2004), na Espanha. Depois disso, o capixaba escreveu uma longa carreira na NBA. Defendeu o Cleveland Cavaliers do astro LeBron James por 11 temporadas e meia (2004 a 2016), quando se transferiu para o Golden State Warriors (2016/2017).

Leia os tópicos da entrevista coletiva de Anderson Varejão:

NBB e forma física

"Acho que é um campeonato muito equilibrado e vamos ter que matar um leão à cada noite. Só assim vamos conseguir nosso objetivo que é o título do NBB. Eu estava treinando sozinho, fazendo um dois contra dois, três contra três. No início vai faltar um pouco de ritmo para mim, mas é normal. Vou tentar chegar com tudo nos playoffs. Comemorei as festas de fim de ano sim, mas me sinto bem fisicamente e pronto para ajudar o Flamengo".

Nível do NBB

"A NBB melhora a cada ano que passa, com minha volta e a volta do Leandrinho, isso é importante para o basquete brasileiro. Podemos abrir as portas para outros brasileiros voltarem e até estrangeiros olharem para o Brasil com mais carinho. Como falei, é muito importante para o basquete brasileiro, mas para nós também, de voltar e jogar em alto nível".

Decisão pelo Flamengo

"Sabemos do projeto bem estruturado que o Flamengo tem. Claro que pesou eu ser flamenguista. Fazer parte da aposentadoria do Marcelinho Machado será uma coisa muito boa, fantástica. Tem vários jogadores de seleção brasileira que já joguei e conheço há tempos, Olivinha, Marquinhos, JP. A história do Flamengo, que é um clube acostumado a disputar títulos. O momento que o Flamengo está vivendo. Isso tudo pesou. Por isso o Flamengo, por isso o Mengão. Tenho certeza que minha decisão foi a certa"

Patamar da carreira

"Bom, eu acho que posso ajudar esse grupo. Tô chegando para somar. Sei da experiência que tenho de NBA, Europa, seleção brasileira... Posso trazer um pouco de tudo isso para dentro do Flamengo, para o dia a dia, situações de jogo, de depois do jogo, de preparação. Acho que posso ajudar o Flamengo dessa maneira. Sobre aposentar, não penso nisso agora. Me sinto muito bem e penso em jogar muito tempo ainda. Quem sabe uns 15 anos, como o Marcelinho, que tem 52 e está jogando ainda e bem (risos). Aposentadoria não passa pela minha cabeça não".

Papo com Marcelinho

"A gente ainda não se encontrou, mas a partir do momento que tomei minha decisão, entrei em contato com ele, ele está feliz, achou muito bacana. A gente que tem uma passagem pela seleção de mais ou menos 10 ou 15 anos juntos, o Marcelinho que sempre foi um mentor para mim dentro da seleção brasileira, um cara muito centrado, que conquistou títulos e muitas coisas na carreira. Então para mim será um orgulho muito grande fazer parte de um time com o Marcelinho".

Contrato com o Flamengo

"Meu contrato com o Flamengo é de 20 meses. Meu foco é total no Flamengo e jogar até o fim do NBB. No momento é nisso que estou pensando".

Relacionamento com José Neto e preparador Diego Falcão

"Com certeza conhecer o Neto, a comissão técnica, os jogadores, ajuda bastante na adaptação, na minha chegada agora".

Torcida do Rubro-Negro

"Não espero nada diferente da torcida, espero que lotem a arena onde for o jogo e ajudando a gente como a torcida sempre ajudou, gritando, incentivando, ajudando o time nos momentos de dificuldade durante o jogo. A torcida do Flamengo é única e vou ter a oportunidade de vivenciar isso dentro de quadra".

Propostas de outros clubes

"Existiram propostas de outros clubes no Brasil, conversas, alguns clubes não chegaram a existir negociações, clubes da Argentina, Europa, e coisas na NBA que não eram garantidas. Coloquei tudo na mesa e tomei a decisão de voltar para o Flamengo, por tudo que falei, todo o respeito pelo Flamengo, o projeto bem estruturado, o respeito pela torcida e pelo clube, tudo que pesou na minha decisão, aposentadoria do Marcelinho, companheiros de seleção, tudo isso pesou. Por isso voltei para o Flamengo. E, claro, como falei antes, o NBB, que a cada ano que passa está melhor. Tenho também vontade de continuar jogando na seleção e nada melhor que o Flamengo para me preparar para isso também".

Fonte: Globo Esporte