Flamengo anuncia contratação de Gonzalo Plata, ex-Al-Sadd

Após algumas reviravoltas pelo acerto, o Flamengo oficializou, nesta sexta-feira, o seu quarto reforço na janela de transferência do meio do ano. O clube anunciou a contratação do ponta Gonzalo Plata, de 23 anos, que estava no Al-Sadd-QAT. As duas partes firmaram um contrato válido até agosto de 2029. Com a chegada do equatoriano, a cúpula de futebol do rubro-negro encerrou o período de negociações, para o restante da temporada.

No total, o Flamengo irá desembolsar até 9,1 milhões dólares (R$ 51,9 milhões na cotação atual) pelo jogador. Inicialmente, o clube ira quitar parte do percentual por 4,25 milhões (R$ 24 milhões na cotação atual). A compra do restante será feita de forma progressiva, conforme as metas estipuladas forem batidas por Plata. Ficou acordado também que o Al-Sadd terá 30% de lucro em eventual venda futura. A informação é do portal "ge".

De todas as contratações do rubro-negro na atual janela de transferências, esta foi a que mais demorou para ser concretizada. Ambas as partes já haviam se acertado no último dia 23. No entanto, o Flamengo foi surpreendido pelas mudanças de condições impostas pelo clube árabe. No final, Marcos Braz e Bruno Spindel conseguiram contornar a situação para confirmar a chegada do reforço.

Gonzalo Plata é um ponta que despontou como grande jóia do Independente del Valle-EQU. Com passagens pela seleção, o equatoriano pode jogar nos dois lados do campo e tem como principais valências a velocidade e drible. Antes de chegar ao Al-Sadd, ele teve passagem apagada de cinco anos pelo futebol europeu, onde atuou por Sporting-POR e Real Valladolid-ESP.

Além de Plata, o Flamengo já anunciou outras três contratações nesta janela. Michael, Alex Sandro e Alcaraz também já assinaram contrato com o clube. Apesar da demora para se movimentar, o rubro-negro conseguiu reforçar todas as posições consideradas como prioridade. Agora, Tite espera que a chegada do pacotão de novos jogadores seja suficiente para dar um respiro maior a parte do elenco, que vem sofrendo fisicamente diante da sequência pesada de jogos.

Fonte: Extra