O Flamengo oficializou, nesta quarta-feira, o seu terceiro reforço na janela de transferência do meio do ano. O clube rubro-negro anunciou a contratação do meio-campista Carlos Alcaraz, de 20 anos, que estava no Southampton, da Inglaterra, com algumas brincadeiras referentes ao seu homônimo tenista espanhol.
Alcaraz teve 80% de seus direitos comprados por 17,6 milhões de euros (cerca de R$ 108.3 milhões, na cotação atual) e chega para ser opção a Arrascaeta e De la Cruz. O argentino de 21 anos assinou um contrato com o clube rubro-negro até o agosto de 2029.
Até aqui, o Flamengo fechou com três reforços na janela do meio do ano. Antes de Alcaraz, o time carioca já havia fechado com o atacante Michael, que estreou na última rodada do Campeonato Brasileiro, e com o lateral-esquerdo Alex Sandro. A lista ainda pode aumentar, já que o equatoriano Gonzalo Plata também está fechado com o clube.
Com altas expectativas, o argentino tem como uma das principais características a versatilidade, e por isso, pode atuar em diferentes lugares do meio de campo, tornando-se uma opção para as posições de Arrascaeta e do De la Cruz, que vem sofrendo com os problemas físicos.
Alcaraz é um meia "box to box", termo muito utilizado no futebol europeu para jogadores que se deslocam de uma área até a outra. Com características tanto de construção por trás, quanto de passes em profundidade, ele é um meia com uma variação tática que permite modificações na estrutura do setor, ainda durante a partida.