Flamengo aguarda TJD e se prepara para transmitir final na FlaTV: "Absurdo dar o mando a um time só"

Em manifestação enviada na manhã desta quarta-feira ao Tribunal de Justiça Desportiva, o Flamengo solicitou que possa transmitir a final da Taça Rio, contra o Fluminense, também na FlaTV. O vice-presidente jurídico rubro-negro, Rodrigo Dunshee de Abranches, entende que não deveria haver mando em jogo único, caso da decisão desta quarta. O TJD vai se manifestar ainda nesta quarta sobre o tema.

Na segunda-feira, o Fluminense foi sorteado como mandante da final. De acordo com a Medida Provisória 984/2020, publicada no dia 18 de junho, o clube com mando de campo pode transmitir o jogo sem aval do visitante. Maior incentivador da MP, o Flamengo entende que ela não é válida na decisão da Taça Rio, segundo a manifestação enviada pelo clube ao TJD.

- É preciso explicar a questão da MP. Ela tem como razão de ser, dividir entre mandante e visitante os direitos de transmissão, e pressupõe um jogo de ida e um de volta. A MP assegura ao mandante o direito, mas a atribuição de mandante foi feita de uma forma que não é jurídica. Nos jogos únicos, o mando de campo deve ser concedido a ambas as partes ou então terá uma vantagem comercial para um clube em detrimento para o outro. Não é justo, pois não temos jogos de ida e de volta. Portanto, o Flamengo, desde o começo, entendeu que era um absurdo dar o mando a um time só - disse Dunshee.

Volta Redonda não transmitiu semifinal

A semifinal da Taça Rio também foi disputada em jogo único, mas apenas a FlaTV exibiu a partida contra o Volta Redonda. A VoltaçoTV não mostrou imagens do confronto de domingo.

Nesta quarta, mesmo antes da decisão final do TJD, o Flamengo se prepara para exibir o jogo. Desde terça, estão credenciadas para a final as equipes da FlaTV que fizeram a exibição dos últimos jogos. Nesta manhã, chegou ao Maracanã um terceiro caminhão de transmissão, que se juntou aos dois que lá estavam, do Fluminense e do VAR.

u — Foto: Agência Foto BR
1 de 2 u — Foto: Agência Foto BR

u — Foto: Agência Foto BR

No caso da decisão desta quarta, o vice-presidente jurídico do Flamengo acredita que existe um risco de o Fluminense não poder transmitir a final.

- Tem uma liminar dizendo que o jogo é da Globo. Então, existe uma insegurança. O Flamengo esclareceu ao tribunal que a MP nos jogos únicos fala que o jogo tem que ser comum, e que é prudente, portanto, o pedido da procuradoria ser acolhido para que haja o compartilhamento do mando de campo excepcionalmente por causa do risco de uma medida judicial. A Ferj já notificou o Fluminense a não transmitir, e pelo regulamento ela pode proibir. Existe um risco enorme de os telespectadores serem os prejudicados.

Flamengo emite nota oficial

No fim da tarde desta quarta-feira, o clube emitiu uma nota sobre o caso:

O Clube de Regatas do Flamengo reafirma, mais uma vez, seu total apoio à MP 984/2020, que dá direito ao mandante do jogo o direito único de transmissão da partida. Esta medida amplia e democratiza as relações comerciais entre clubes e veículos de comunicação, fortalece o futebol brasileiro e, acima de tudo, dá ao torcedor mais opções de acesso aos jogos de seus times de coração.

Por esta razão, o Flamengo, reforçando o posicionamento feito em comunicado nesta última segunda-feira (6), logo após o sorteio que definiu o mando de campo para o Fluminense Football Club, vem a público registrar seu entendimento de que os direitos de transmissão deste jogo são do Fluminense e de sua parceira Rede Globo de Televisão, na forma do contrato vigente. São eles que têm a obrigação de passar este jogo para os milhões de torcedores dos dois times.

Dito isto, a diretoria do Flamengo se mostra preocupada com o imbróglio jurídico que acompanhamos na mídia entre o Fluminense e a Rede Globo de Televisão. Até agora não temos conhecimento se as duas instituições se acertaram realmente e se as torcidas poderão assistir à final de hoje.

Em respeito às duas torcidas e para a valorização do Campeonato Carioca, o Flamengo, mais uma vez, se coloca à inteira disposição das duas instituições para ajudar na solução do problema, cuja discussão pode privar o torcedor de ver esta importante decisão.

Dentro deste conceito, vemos como uma possível solução que atenda ao torcedor, e sem qualquer prejuízo para terceiros, a transmissão em modelo compartilhado, onde tanto o Flamengo quanto o Fluminense poderiam disponibilizar o sinal de vídeo e áudio em suas plataformas de streaming - FlaTV e FluTV.

Desde já, nos disponibilizamos a fazer a captação e a geração do sinal para a plataforma dos dois clubes.

Por fim, registramos que, independentemente da solução a ser encontrada por Fluminense e sua parceira Rede Globo de Televisão, a FlaTV, assim como fez durante todo o campeonato, estará presente no estádio do Maracanã, transmitindo, em vídeo, o pré-jogo e o pós-jogo e, em áudio, os 90 minutos desta grande final.

Mudança de posição

A posição do Flamengo nesta quarta representa uma mudança em relação ao que o clube havia informado na segunda-feira. Depois do sorteio do mandante da final, a diretoria rubro-negra emitiu nota na qual afirmou que não iria se opor à transmissão feita apenas pelo Fluminense.

- De acordo com o que determina a MP 984/2020, publicada pelo Governo Federal, os direitos de transmissão desta partida serão exclusivamente do clube tricolor e de sua parceira Rede Globo de Televisão. Ficará a cargo do Fluminense, ou da Rede Globo de Televisão, definir como, onde e se será transmitido o jogo. O Clube de Regatas do Flamengo, desde já, registra que cumprirá integralmente o que está definido na medida provisória, estando liberada assim sua imagem neste jogo para o Fluminense e/ ou a Rede Globo de Televisão.O Clube de Regatas do Flamengo, desde já, registra que cumprirá integralmente o que está definido na medida provisória, estando liberada assim sua imagem neste jogo para o Fluminense e/ ou a Rede Globo de Televisão - dizia a nota.

Na última quinta-feira, a Globo rescindiu o contrato que tinha com a Ferj e 11 dos 12 clubes que disputam o Carioca - a exceção é o Flamengo. Na sexta, a juíza Eunice Bitencourt Haddad concedeu liminar obrigando a emissora a transmitir os jogos, por isso a Globo exibiu a semifinal entre Fluminense e Botafogo. Na segunda, a mesma juíza esclareceu que a liminar não é válida para jogos do Flamengo, que não tinha contrato com a Globo.

Caminhão de transmissão (à direita) chegou ao Maracanã nesta quarta. Os outros dois são do Fluminense e do VAR — Foto: Divulgação
2 de 2 Caminhão de transmissão (à direita) chegou ao Maracanã nesta quarta. Os outros dois são do Fluminense e do VAR — Foto: Divulgação

Caminhão de transmissão (à direita) chegou ao Maracanã nesta quarta. Os outros dois são do Fluminense e do VAR — Foto: Divulgação

Em post publicado em suas redes sociais nesta quarta, o presidente do Fluminense, Mário Bittencourt, garantiu não haver qualquer risco à exibição da final na FluTV e criticou com veemência a Ferj.

- O Fluminense faz ofício à Ferj informando que fará a transmissão do jogo, em razão da autorização da Globo, e ressalta que Vasco e Flamengo transmitiram seus jogos em suas plataformas digitais nas rodadas passadas como mandantes que eram. A Ferj, diferentemente do que fez com o Vasco, exige que o Fluminense comprove que a Globo autorizou a transmissão. O clube cumpre a exigência da Ferj e envia a comunicação da Globo mostrando que está autorizado. (...) A Ferj, assim como os que furtam sinais de TV, criou neste episódio a “GATOFERJ”, tentando furtar a transmissão do Fluminense.

Ferj apoia pleito rubro-negro

A manifestação enviada pelo Flamengo ao TJD foi provocada pelo presidente do tribunal, Marcelo Jucá. No início da manhã desta quarta, ele indeferiu o pedido do procurador do TJD, André Valentim, que solicitava que ambos os clubes pudessem transmitir a decisão. No entanto, Jucá solicitou que Flamengo e Fluminense se manifestassem, informando que depois haverá um sorteio para definir qual integrante do TJD julgará e dará a decisão final, ainda nesta quarta.

A Federação de Futebol do Rio também fez manifestação ao TJD. No documento, a Ferj apoia o pleito do Flamengo e defende que os dois clubes possam transmitir a final desta quarta.

- Caso a Justiça Desportiva veja a acolher o pleito liminar deduzido pela Procuradoria e, consequentemente, seja autorizada a transmissão compartilhada da final da Taça Rio e dos demais jogos que porventura venham a acontecer, a competição ganha, os torcedores ganham, os patrocinadores ganham e o Fluminense FC ganha, pois terá garantido o direito de também transmitir as finais do campeonato, caso estas venham a ser realizadas - diz a Ferj.

Fonte: Globo Esporte