Jorge Jesus decidiu mexer com os corações rubro-negros mais uma vez nesta semana.
Em seu perfil no Instagram , o treinador do Flamengo postou um vídeo com o canto da torcida rubro-negra ao fundo.
Na bagagem, o comandante vai trazer o desejo de renovar com o clube da Gávea, mas há consciência de que os entraves seguem pelo caminho.
A situação da pandemia do novo coronavírus no país e a desvalorização do real em relação ao euro dificultam o acerto, enquanto o clube espera a chegada de Jesus para voltar a tratar da renovação de forma mais concreta.
Após a ida do técnico a Portugal, no fim de março, os contatos foram quase paralisados.
Sem a previsão de reinício das atividades, o técnico chegará ao Brasil no primeiro dia após as férias do elenco.
Por enquanto, não há autorização governamental para retomada das atividades no Ninho do Urubu, mesmo com medidas restritivas.
Assim como o restante da população, Jesus vai praticar o isolamento social neste primeiro momento. Mas a ideia é definir a sua situação no clube, já que o contrato se encerra em 20 de junho.
A diretoria do Flamengo deseja um vínculo até o fim de 2021, mas o treinador e seu estafe pretendem analisar com cuidado a situação.
A intenção é permanecer no Rio de Janeiro, mesmo que com novo acordo de curto prazo.
O panorama crescente da pandemia no país, porém, preocupa até mais do que a instabilidade cambial. Quando chegou ao Flamengo em junho de 2019, o euro estava cotado em R$ 4,40. Hoje o patamar é de R$ 6,05.
O Flamengo aperta os cintos para lidar com os impactos econômicos da pandemia.
Jorge Jesus viu seu trabalho ser valorizado em mercados além de Portugal com o desempenho na América do Sul em 2019 e recebeu algumas sondagens, agora esfriadas com a pandemia.
Uma possível investida de clubes da Inglaterra, no entanto, é vista com desconfiança. Até agora não houve contatos concretos neste sentido.
O técnico entende que as dificuldades financeiras com a crise atingiram uma escala global e não descarta readequar o reajuste pedido à diretoria rubro-negra em papos futuros.
O presidente Rodolfo Landim, por sua vez, tem interesse em conversar com o técnico pessoalmente assim que possível.
A mensagem de Jesus em seu Instagram , um afago à torcida rubro-negra, não pode ser encarada apenas como estratégia em um momento de renovação de contrato.
A pessoas próximas, o técnico sempre se diz "acarinhado" com os gritos de Mister no Maracanã, antes e após os jogos.
Segundo ele, situação inédita na carreira e que demonstra a conexão que formou com o clube.
É um fator pesado a favor da continuidade no Ninho do Urubu, um porto mais seguro em meio ao oceano de incerteza que se tornou o futebol em meio à pandemia.