O Flamengo entende estar "pronto e seguro" para retomar as atividades no Ninho do Urubu ainda que a pandemia do novo coronavírus continue. O departamento médico elaborou um protocolo de segurança com medidas restritivas no CT tão logo os treinamentos retornem. O aval depende das autoridades públicas, o que ainda não ocorreu.
A diretoria espera para esta quinta-feira a chegada de cerca de 500 testes encomendados no início do mês para detectar infecção de Covid-19. O investimento foi de cerca de R$ 100 mil. Será o primeiro passo considerado fundamental para que o mínimo de vida normal volte ao Ninho. Todos atletas, funcionários e seus respectivos familiares serão testados antes do reinício das atividades no CT.
"Todos vão ser testados e após esse primeiro teste durante um período vão ser retestados para que a gente não tenha aquela janela imunulógica que a gente diz, que aumente o índice de falsos negativos. Vão ser testados, avaliados, não só os jogadores como todos da comissão técnica, todos os familiares envolvidos. Não adianta, por exemplo, testar um jogador e ter alguém contaminado na casa dele", explicou o chefe do departamento médico do clube, doutor Márcio Tannure, à FlaTV.
O protocolo de segurança desenvolvido por Tannure e seu corpo médico aborda medidas como atividades ao ar livre, sem utilização de academias e com respeito à distância recomendada pelos médicos. Não haverá convivência em refeitórios ou áreas internas do CT.
Os jogadores deverão chegar ao Ninho do Urubu sem companhia em seus carros, passar por um local chamado "corredor de segurança", com álcool em gel disponível, para iniciar as atividades do dia. Depois, os atletas serão indicados a tomar banho em casa para não existir compartilhamento de espaço.
Previamente o Ninho do Urubu estará higienizado, mas o processo será diário para manutenção do ambiente. Funcionários também terão de usar equipamentos de segurança e todos terão a temperatura aferida, com atenção especial a qualquer surgimento de sintomas e acompanhamento médico.
As férias dos atletas chegam ao fim nesta quinta-feira depois de 30 dias de descanso forçado devido à pandemia. Ainda que não possam retornar ao CT já nesta sexta-feira, os atletas continuarão a executar as atividades físicas de casa, em planilha elaborada pela comissão técnica de Jorge Jesus.
O treinador, inclusive, chega ao Rio nesta sexta acompanhado da maior parte dos companheiros de trabalho que também foram a Portugal. Além da renovação, o Mister terá em pauta com a diretoria conversas sobre o futuro dos trabalhos no centro de treinamento e o planejamento para a sequência da temporada.
Aos 65 anos, Jorge Jesus e funcionários com idade mais avançada, como o massagista Denir, de 71 anos, terão atenção especial. Em um primeiro momento não deverão ter contato com várias pessoas simultaneamente. Para determinar qual jogador será deslocado a cada grupo o Flamengo vai esperar os resultados dos testes.
Caso algum atleta já tenha tido contato com o vírus, por exemplo, se juntará a outros da mesma categoria. A ideia de retornar aos treinos, no entanto, esbarra na determinação do Estado, onde a quarentena foi decretada até esta quinta-feira. Diante do aumento de casos, o governador Wilson Witzel já indicou que pode renovar o prazo de isolamento social.