O Flamengo acionou a Globo na Justiça, na última quarta-feira, por conta de divergências no contrato de direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro . Clube e empresa têm interpretações diferentes de trechos do documento. As informações são do portal UOL .

O departamento jurídico rubro-negro aponta que a proposta enviada pela Globo em 2016 para as edições de 2019 a 2024 do Brasileirão previa assinatura de contratos por cada mídia cedida, o que nunca aconteceu.

O clube também reclama dos valores da cessão dos direitos de transmissão, receitas de pay-per-view e outras receitas. Por fim, aponta o baixo número de jogos da equipe na TV aberta, o que faria parte de uma estratégia da Globo de sempre tentar televisionar os mesmos jogos transmitidos pelo Esporte Interativo.

"Justamente porque o Grupo Globo agora enfrenta concorrência para a exibição de determinados jogos de clubes de quem não adquiriu direitos de transmissão para a TV fechada, a Ré age em abuso de direito e violação à boa-fé ao manobrar a distribuição das exibições entre os diferentes formatos de mídia. Manobram para que os jogos do Flamengo não sejam exibidos em TVs aberta e fechada, e sim no sistema pay-per-view, quando existe a chance de a Ré dar lugar, na TV aberta, à exibição dos mesmos jogos exibidos por seu concorrente Esporte Interativo, com a finalidade de esvaziar e impedir a audiência exclusiva deste em TV Fechada”, aponta o clube.

A Globo confirmou que já foi informada da ação e argumentou: “Há mais de 30 anos, a relação da empresa com os clubes está pautada numa agenda comum que visa a valorização e o desenvolvimento do futebol brasileiro”.

“Essa postura não tem sido diferente com o Flamengo, com quem (a Globo) tem um contrato para o Brasileirão nos mesmos moldes do celebrado com os outros clubes e que vem sendo cumprido regularmente, com transparência. A Globo não se manifesta sobre questões sub judice, mas considera que são normais eventuais divergências sobre interpretações contratuais. E que confia que vai chegar numa solução consensual com o Flamengo, com quem tem uma parceria de longo prazo e uma paixão em comum, o futebol brasileiro”, completa.

Vale lembrar que Globo e Flamengo já se desentenderam em relação aos direitos do Campeonato Carioca . Sem chegar a um acordo financeiro com o clube, a empresa não pode transmitir as partidas do time rubro-negro.