Flamengo a nove pontos do líder Palmeiras relembra distância da maior virada da história, no Brasileiro 2009

A goleada do Flamengo sobre o Athletico Paranaense, somada à derrota do Corinthians para o Palmeiras faz com que os dois times mais fortes do país, neste momento, enfrentem-se no próximo domingo a nove pontos de distância. Exatamente a mesma diferença de pontos que havia entre os dois times há treze anos, quando o rubro-negro conseguiu a maior virada da história dos pontos corridos.

A situação era mais difícil para o Flamengo, porque viajou a São Paulo na 29a rodada, faltando nove para o final da temporada, e em sexto lugar. O Palmeiras tinha 54 pontos, o vice-líder era o São Paulo (49), Internacional (48), Atlético Mineiro (47), Goiás (46) e Flamengo (45). Mas, diferentemente desta vez, aquele Palmeiras dirigido por Muricy Ramalho vinha de tropeços, empate com o Avaí por 2 x 2, no Parque Antarctica, e derrota para o Náutico, por 3 x 0, no Recife.

A situação é diferente. Por outro lado, o Flamengo pode usar a distância igual para motivar os jogadores psicologicamente e entender que, se aconteceu uma vez, pode acontecer mais uma.

O Palmeiras terá a semana de treinos e recuperação física. O Flamengo escalará seus titulares contra o Athletico Paranaense, em Curitiba, no confronto da Copa do Brasil. Se, por um lado, o confronto lembra a situação da virada de 2009, por outro repete o que acontece com o Corinthians. Porque o Palmeiras segue tendo dois jogos para tentar definir ou encaminhar o título brasileiro. O Flamengo tem duas partidas, sete dias, para se manter vivo em duas competições, ou para se despedir de Copa do Brasil e Brasileirão nesta semana.

Fonte: Globo Esporte