Fla x São Paulo: duelo de 'faíscas' e provocações entre Gabigol e Reinaldo

Flamengo e São Paulo se enfrentam hoje (14), às 21h45, no Maracanã (RJ), pelo jogo de volta das semifinais da Copa do Brasil. Além de valer vaga para a grande decisão da competição, a partida será marcada por mais um duelo à parte entre Gabigol e Reinaldo, que já contou com provocações, discussões e chegadas mais duras.

Embora já tivessem se estranhado em outras oportunidades, o ponto alto para o início da rivalidade se deu no dia 1º de novembro de 2020, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro, quando o Tricolor goleou o Rubro-Negro por 4 a 1 em pleno Maracanã. Na ocasião, Reinaldo fez o quarto gol, de pênalti, e comemorou com uma corridinha que, na avaliação dos flamenguistas, soou como provocativa e debochada.

Passados dois anos, Gabigol — que nem havia atuado naquela partida — pareceu guardar um rancor daquele episódio e, no dia 6 de agosto deste ano, pela 21ª rodada do Brasileirão, deu o troco na vitória do Flamengo por 2 a 0 em pleno Morumbi, quando fez o gol e imitou a corridinha do lateral-esquerdo.

Já no jogo de ida das semifinais da Copa do Brasil de 2022, no Morumbi, no dia 24 de agosto, o clima esquentou entre os jogadores. Em uma jogada pela esquerda, Gabigol deu uma entrada dura em Reinaldo, que não gostou, se levantou e, vendo que estava sendo bloqueado pelo atacante de bater a falta, deu dois fortes empurrões no camisa 9, que chegou a cair no gramado em um deles.

O árbitro Anderson Daronco se enfiou no meio para contê-los, mas ambos partiram para uma discussão ríspida, até serem advertidos pelo juiz, que lhes avisou que ficaria de olho na dupla.

Gabigol é carrasco de Reinaldo

No que se refere aos confrontos diretos entre Gabigol e Reinaldo, o atacante do Flamengo tem um histórico amplamente favorável. Considerando os duelos por todos os clubes que passaram, foram 13 jogos com oito vitórias para Gabi, três para Reinaldo e dois empates.

Destes 13 jogos, o camisa 9 fez gol em oito, sendo cinco pelo Flamengo e três pelo Santos. Já Reinaldo passou em branco em todos eles.

Reinaldo já teve 'entrevero' com Diego Ribas

Gabigol não foi o único jogador do Flamengo com quem Reinaldo teve um "entrevero" em campo. Outro que já discutiu asperamente com o lateral-esquerdo foi o volante Diego Ribas, no Campeonato Brasileiro do ano passado, quando o Rubro-Negro aplicou uma imponente goleada sobre o São Paulo , no Maracanã, por 5 a 1.

Na ocasião, o jogo ainda estava em 0 a 0 quando, aos 37 minutos do primeiro tempo, Diego e o são-paulino Nestor se estranharam. Reinaldo, que estava no banco de reservas, gritou para o flamenguista, e como o estádio estava com os portões fechados por causa da pandemia, deu para ouvir claramente a discussão:

"Quer bater no moleque né, Diego?", indagou Reinaldo, que foi retrucado:

"Reinaldo, você é um doente! Você é um velho bobo, rapaz! Vira homem, seu otário!".

O jogo foi reiniciado, mas quando foi decretado o intervalo, Diego se encaminhou para o vestiário e não esqueceu do lateral-esquerdo.

"Eu respeito qualquer moleque mais que você, seu otário", disse o volante, que ouviu como resposta de Reinaldo um "vai descansar, Diego!".

Fla tem vantagem para chegar à final

Por ter vencido o jogo de ida por 3 a 1, o Flamengo pode perder por até um gol de diferença que fica com a vaga na final da Copa do Brasil. Ao São Paulo resta vencer por três gols de diferença ou ao menos por dois para levar a disputa aos pênaltis. Tanto Gabigol como Reinaldo devem ser titulares. Já Diego ficará no banco.

A outra semifinal é entre Corinthians e Fluminense. No jogo de ida, no Maracanã, o duelo terminou empatado por 2 a 2. O jogo da volta ocorrerá amanhã (15) na Neo Química Arena (SP).

FICHA TÉCNICA

FLAMENGO x SÃO PAULO

Competição: Copa do Brasil (semifinal)
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Hora: 21h30
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (FIFA/GO)
Auxiliares: Bruno Raphael Pires (FIFA/GO) e Bruno Boschilia (FIFA/PR)
VAR: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (VAR-FIFA/RN)

Flamengo: Santos; Rodinei, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís; João Gomes, Thiago Maia, Arrascaeta e Everton Ribeiro; Gabigol e Pedro. Técnico: Dorival Júnior.

São Paulo: Jandrei; Igor Vinicius, Diego Costa, Léo e Reinaldo; Pablo Maia, Rodrigo Nestor, Alisson e Patrick; Luciano e Calleri. Técnico: Rogério Ceni.

Imagem: Rubens Chiri (São Paulo) / Gilvan de Souza (Flamengo)

Fonte: Uol