Fla quer zagueiro “nível A”: clube tem um reforço a cada 5 meses no setor

Mosaico-Zagueiros-Flamengo (Foto: infoesporte) Chicão, Wallace, Erazo, César Martins, Bressan, Marcelo, Antonio Carlos e Juan

Foram nove contratações até agora, mas a mais aguardada e mais pedida – de Muricy Ramalho ao torcedor– ainda está por vir no Flamengo. A diretoria garantiu algumas vezes todo o esforço para trazer um zagueiro a mais para fechar o elenco. O pleito de Muricy, que vem desde a apresentação no dia 8 de dezembro do ano passado, é por um jogador que chegue para jogar. Ou “nível A”, como disse o treinador, lembrando que o Fla não pode errar na escolha. A lição vem de uma olhada pelo retrovisor. Desde que a atual administração assumiu o clube foram oito zagueiros contratados – seis na primeira gestão, mais dois agora neste início de segundo mandato de Bandeira. Mas o setor ainda não inspira confiança.

Na média do período, a cada cinco meses o Flamengo contrata um zagueiro novo. Os perfis são variados. Vão desde revelações do futebol brasileiro, que foram os casos de Marcelo, que fez bom Carioca pelo Volta Redonda, Bressan, promessa do Grêmio, e Wallace, que saiu da reserva do Corinthians e foi revelado pelo Vitória, além de Antonio Carlos, do Avaí, até veteranos, como Chicão e no caso da volta do consagrado Juan.

Houve também tentativa no mercado estrangeiro, com jogador de seleção do Equador. Mas Frickson Erazo pouco atuou no Rio e foi acertar mesmo no Grêmio. Um outro caso foi de César Martins, zagueiro que saiu como promessa da Ponte Preta para o Benfica e veio por empréstimo de um ano.

LEIA TAMBÉM: Bandeira ouve Muricy pedir zagueiro e diz que Fla está à procura: "Vamos ver"

A diretoria segue com olhos voltados para o mercado sul-americano. Nos bastidores, os dirigentes admitem dificuldade em escolher um jogador para investir. Até agora, o clube pagou pela compra de 60% dos direitos econômicos de Alex Muralha, 50% de Rodinei, mais 90% de Mancuello e 70% de Cuéllar. Como as aquisições foram parceladas, há fôlego para novo investimento. Apesar da direção não falar em nomes, houve sondagens por Luciano Lollo, do Racing, Alejando Donatti, do Rosario Central, e Victor Cuesta, do Independiente, que foi oferecido também ao Corinthians. Os dirigentes rubro-negros chegaram a consultar Mancu sobre a qualidade dos jogadores.

Na disputa por Henrique, o Fluminense levou vantagem com salários acima de R$ 400 mil, um valor que a diretoria rubro-negra não queria chegar. Outros nomes do mercado interno também são considerados caros.

Há correntes na Gávea que pedem chance para o garoto Léo Duarte, campeão na Copa São Paulo de Futebol Júnior. O jogador está cotado para treinar com o time profissional, mas não deve impedir a investida em novo atleta para a defesa. A expectativa é de que nas próximas semanas o alvo seja definido e até o fim de fevereiro a décima contratação seja sacramentada. Alheio aos esforços da diretoria, Léo Duarte torce para ter chance entre os profissionais.

- Espero que sim, estou trabalhando forte para que isso aconteça, sei que tenho de trabalhar mais para alcançar o nível dos profissionais. O título ajuda, a Copinha dá visibilidade grande, e tenho certeza que o Muricy viu todos os jogos. Mas tenho de continuar focando no sub-20 - disse o zagueiro que é capitão do time tricampeão da Copinha.

Léo Duarte, Flamengo (Foto: Divulgação/Ideallize) Campeão da Copinha, Léo Duarte pode ser opção de Muricy em 2016 (Foto: Divulgação/Ideallize)

Confira abaixo os números de todos zagueiros contratados desde 2013:

2013

WALLACE – contratado em janeiro de 2013
156 jogos – 78 vitórias / 36 empates / 42 derrotas (6 gols)

CHICÃO – contratado em julho de 2013
48 jogos – 21 vitórias / 13 empates / 14 derrotas (3 gols)

2014

ERAZO – contratado em janeiro de 2014
7 jogos – 4 vitórias / 2 empates / 1 derrota

MARCELO – contratado em maio de 2014
42 jogos – 24 vitórias / 4 empates / 4 derrotas (1 gol)

2015

BRESSAN – contratado em janeiro de 2015
19 jogos – 10 vitórias / 5 empates / 4 derrotas (1 gol)

CÉSAR MARTINS – contratado em julho de 2015
25 jogos – 10 vitórias / 5 empates / 10 derrotas (1 gol)

2016

JUAN – contratado em janeiro de 2016*
248 jogos – 116 vitórias / 54 empates /  78 derrotas
* Na segunda passagem, dois jogos (empate e derrota)

ANTONIO CARLOS – contratado em janeiro de 2016
1 jogo – 1 derrota

Fonte: Globo Esporte